8 cursos no exterior para empreendedores
Veja cursos com foco em empreendedorismo e gestão de negócios de curta e longa duração fora do país
Da Redação
Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h47.
São Paulo – Além de ter uma boa ideia de negócio, empreendedores e donos de startups devem investir um tempo para se qualificar. Uma experiência no exterior demanda mais custos, entretanto, dependendo do tipo de negócio do empreendedor, pode ser a oportunidade de fazer networking e estudar sobre as estratégias de um mercado diferente do Brasil. Confira nas fotos ao lado cursos de curta e longa duração nas principais e prestigiadas universidades dos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, a Babson College é uma das mais recomendadas para empreendedores. Localizada no estado de Massachusetts, a instituição oferece cursos de pós-graduação de curta e longa duração. Programas voltados para empreendedorismo, como o A Deep Dive for New Ventures, duram uma semana e o valor inclui acomodação, refeições e materiais de estudo. O curso é voltado para interessados em startups que aprenderão a como avaliar, determinar a viabilidade e lançar novos negócios. Para o primeiro semestre deste ano, o curso está programado para 21 a 25 de janeiro e 12 a 17 de maio. A Deep Dive for New Ventures, no Babson College (janeiro e maio, 3,950 mil dólares)
A Ross School of Business da Universidade de Michigan oferece o curso The Michigan Master of Entrepreneurship (MsE). O programa de pós-graduação em empreendedorismo é intensivo, tem duração de 12 meses, com início em agosto deste ano. Com foco em tecnologia, o curso é projetado para interessados em startups e inventores. The Michigan Master of Entrepreneurship (MsE) (agosto, 56 mil dólares somente o curso)
Na Harvard Business School há opções de cursos voltados para liderança, marketing e finanças. O curso rápido de educação executiva Launching New Ventures possibilita que o empreendedor foque em inovação e gestão estratégica, além de fazer networking com os outros participantes. Launching New Ventures, no Campus da Harvard Business School (junho, 11,5 mil dólares somente o curso)
O curso Developing and Managing a Successful Technology and Product Strategym do Sloan School of Management, escola de negócios do MIT, dura apenas dois dias. O curso aborda assuntos para o desenvolvimento de novas tecnologias e também ensina a como unir esses produtos com os planos de negócios de uma empresa. Developing and Managing a Successful Technology and Product Strategy, no MIT Sloan School of Management (março, junho e outubro, 2,9 mil dólares somente o curso)
O programa Summer Institute for General Management, da escola de negócios da Universidade de Stanford, é indicado para universitários e recém-formados. Tem duração de quatro semanas e o valor inclui acomodação, refeições e materiais das aulas. Ideal para quem quer ter a experiência de vivenciar o Vale do Silício, o programa abordará temas como finanças, contabilidade, estatística, economia, operações, estratégia, entre outros. Summer Institute for General Management, no Campus da Universidade de Stanford (junho, 10 mil dólares)
Oferecido pela renomada escola de administração da Universidade da Pensilvânia, Wharton School of Business, o Strategic Persuasion Workshop: The Art and Science of Selling Ideas tem duração de quatro dias. O valor do workshop inclui as refeições e o alojamento. O curso é voltado tanto para quem tem carreira executiva quanto para donos de startups. Strategic Persuasion Workshop: The Art and Science of Selling Ideas, na Universidade da Pensilvânia (junho e outubro, 8,6 mil dólares)
A escola de negócios da Universidade de Chicago tem um programa de MBA executivo para empreendedores que desejam ter uma base de liderança e contabilidade estratégica. Além disso, os estudantes podem focar em um assunto entre finanças, estratégia, empreendedorismo e marketing. O programa começa em junho deste ano e tem duração de 21 meses. O valor inclui as refeições e os materiais das aulas. Executive MBA, no Campus da Universidade de Chicago (junho, 154 mil dólares)
O curso de pós-graduação em empreendedorismo da escola de negócios da Universidade do Sul da Califórnia tem três matérias obrigatórias (introdução aos novos empreendimentos, análise de viabilidade e plano de negócios) e é necessário fazer, no mínimo, quatro. Gestão de empreendimentos em rápido crescimento e comercialização de tecnologia estão entre as matérias optativas. Há a opção de fazer somente um curso por semestre. Pós-graduação em Empreendedorismo, no Campus da Universidade do Sul da Califórnia (janeiro, valor depende do número de matérias)