7 gadgets essenciais para empreendedores
Tablets e headphones são exemplos de gadgets indispensáveis no dia a dia de sete empreendedores
Da Redação
Publicado em 30 de julho de 2012 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
São Paulo – Smartphones fazem parte da vida da maioria dos empreendedores e acabam sendo essenciais para aqueles que desejam ter as informações da empresa por perto. No escritório, outros gadgets podem auxiliar na otimização do tempo ou em apresentações para clientes. Sete empreendedores contaram a Exame.com quais são os produtos que fazem parte da sua rotina de trabalho. A lista a seguir traz os aparelhos preferidos de empreendedores como Julio Vasconcellos, CEO do Peixe Urbano , e Emerson Calegaretti, CEO do RestauranteWeb no Brasil.
Alan Meira, sócio fundador do Engarte, plataforma de compra e venda de projetos de engenharia, afirma que o tablet da Apple é indispensável no ambiente de trabalho. “Ele é usado como ferramenta comercial para os clientes, prototipação de ideias e agregador de conteúdo”, conta. O Ipad foi o eleito também por Gustavo Caetano, fundador e CEO do Samba Tech. Segundo ele, o aparelho é usado para se atualizar durante a manhã. “Os apps facilitam a organização das notícias e o compartilhamento seja por Twitter ou e-mail”, explica. iPad 2, da Apple, a partir de 1.299 reais.
Julio Vasconcellos, sócio fundador e CEO do site de compras coletivas Peixe Urbano, afirma que os fones de ouvido da marca Bose são indispensáveis na sua rotina. “Melhor maneira de escutar música, porque ele reduz significativamente os ruídos externos. É ótimo para quem viaja muito de avião ou precisa de grande concentração”, explica. Headphones da marca Bose, modelo QuietComfort 15 Acoustic, a partir de 1.799,00 reais.
Às vezes, reuniões de trabalho costumam render mais do que o planejado. Por isso, Rodrigo Vitulli, fundador da Recomind.net, conta que o timer em formato de maçã ajuda no seu dia a dia. “Quando começamos reuniões de qualquer tipo, acionamos a ‘maçã do tempo’. Ele nos ajuda a otimizar nossas reuniões”, explica. Timer, várias marcas, a partir de 8 reais.
Emerson Calegaretti, CEO do RestauranteWeb do Brasil, escolheu o scanner de mão como item indispensável na sua rotina de trabalho. Como a empresa trabalha com delivery de comida, ele explica que o aparelhinho é essencial. “Usamos para escanear o cardápio do restaurante e disponibilizar no portal”, explica Calegaretti. Scanner de mão da marca Sunfire, Travel Scan, a partir de 279 reais.
O empreendedor Thomas Floracks vive em Bogotá e é cofundador do VivaReal, rede de portais imobiliários que atua nos Estados Unidos e na América Latina. Como viaja muito, ele explica que nem sempre consegue recarregar o seu celular quando está em aeroportos. “O sistema de recarga solar permite recarregá-lo utilizando uma fonte de energia limpa e renovável”, conta. Carregador solar híbrido da marca MiseMet, modelo Soladec, a partir de 100 dólares (disponível apenas no exterior).
Franco Silvetti, CEO do Restorando, startup de reservas de restaurantes online, conta que o Kindle, e-reader da Amazon, é o gadget que faz parte da sua rotina. “Gosto muito de ler e acho mais confortável do que ler em um iPad”, afirma. E-reader Kindle, Amazon, a partir de 79 dólares.
A música é uma fonte de inspiração para os empreendedores da startup Pitzi, um clube em que os assinantes cadastram o modelo de seu celular e com o pagamento de uma mensalidade recebem assistência no caso de acidentes. “Nossas caixinhas de som, pequenas mas poderosas, nos ajudam a pensar criativamente. Música é o ritmo da sede Pitzi, que nos inspira para pensar grande e fazer coisas cada vez mais divertidas para nossos clientes”, afirma Daniel Hatkoff, sócio fundador da Pitzi. Caixas de som da marca Aperion, modelo 5B da linha Intimus, a partir de 185 dólares (disponível apenas no exterior).