Relógio (Dreamstime.com)
Da Redação
Publicado em 8 de maio de 2012 às 06h00.
São Paulo – Quase todo mundo deseja que o dia tenha algumas horinhas a mais. Assim, daria tempo de dar conta do trabalho na empresa, da família e ainda sobrariam para o lazer. Para quem é empreendedor, existem ferramentas – várias gratuitas – que ajudam a organizar melhor a rotina e ter um dia mais produtivo.
Com a ajuda do especialista em produtividade Christian Barbosa, selecionamos sete aplicações úteis para quem precisa de uma hora a mais no dia.
1. Unroll.me
Sabe aquele monte de e-mails inúteis que você recebe todos os dias? É possível se desfazer deles de uma só vez com o Unroll.me e ganhar tempo para cuidar daquilo que realmente importa para sua empresa. A ferramenta organiza todas as newsletters cadastradas no e-mail e permite desfazer a assinatura com um clique. Além disso, dá para organizar em uma única mensagem as assinaturas que ainda interessam e escolher um horário para receber todas as notificações juntas.
2. Gotomeeting
Este software permite organizar e tocar reuniões de forma simples. É possível reunir várias pessoas em locais diferentes e através de diferentes aparelhos, como computador ou tablet. Existem versões para reunir grupos pequenos e outras para mais gente, o que permite organizar desde uma simples reunião até um treinamento mais elaborado. A versão do Gotomeeting mais básica custa a partir de 49 dólares por mês.
3. Tungle.me
O Tungle.me facilita muito a tarefa de encontrar um horário compatível em um grupo de pessoas para uma reunião, por exemplo. A ferramenta mostra quem está ou não disponível em vários dias e horários e permite ainda selecionar uma data, com duração do encontro. É possível sincronizar vários calendários, como o do Google ou o do Outlook.
4. Tweetdeck
Se você é o responsável por atualizar os perfis da empresa nas redes sociais, o Tweetdeck ajuda a não perder tempo atualizando diversos sites. As contas do Twitter e do Facebook podem ser configuradas juntas dentro da aplicação. Isso facilita a atualização das redes sem trocar de página. É de graça e pode ser usado online ou no desktop.
5. Thinkfree
Esta é uma versão barata do pacote Office na nuvem. Com 1 GB de espaço, é possível editar e visualizar documentos como planilhas, PDFs e apresentações no Thinkfree. Como é online, a ferramenta pode ser usada em qualquer sistema operacional. Existe ainda uma versão que pode ser acessada de aparelhos móveis. Com isso, fica mais fácil resolver coisas mesmo estando fora do escritório.
6. ActiveInbox
Esta é uma ferramenta bastante útil para quem usa o Gmail. Especial para pequenas empresas, este plugin permite transformar a caixa de mensagens do e-mail em um organizador de tarefas. Na versão gratuita do ActiveInbox, é possível transformar e-mails em tarefas, criar pastas para projetos, localizar atividades por nomes e ver e-mails anteriores na hora de responder. A versão mais completa, que custa US$ 24,95 por ano, tem algumas características adicionais, como alertas de prazo em e-mails, integração com outros sistemas e armazenamento de notas importantes de conversas.
7. Wikisend
O Wikisend é uma forma rápida de compartilhar arquivos com até 100 MB porque não exige cadastro ou login para ser usado. A ferramenta é gratuita e basta informar o link para que outra pessoa possa fazer o download do arquivo. O link fica disponível para ser baixado por sete dias. Para documentos importantes, é possível ainda fazer uma proteção com senha.