Exame Logo

7 áreas que todo empreendedor deve dominar

Medo de falar em público? Supere isso porque você irá precisar para promover seu negócio

Homens trabalhando em frente a janela (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2014 às 11h12.

7 áreas que todo empreendedor deve dominar

Respondido porCynthia Serva , especialista em empreendedorismo

Empreender é ter a capacidade de transformar uma ideia em uma oportunidade de negócio. Portanto, ser empreendedor é ser capaz de identificar oportunidades, de ter a habilidade de fazer uma leitura do ambiente tentando se antecipar às demandas (e até mesmo criá-las!), ser capaz de fazer as pessoas acreditarem em suas ideias, de assumir riscos e aprender com os erros, de ser um profundo conhecedor do todo e não só de algumas partes.

Lançar-se numa jornada empreendedora exige uma boa dose de humildade em reconhecer que não se sabe tudo e buscar o conhecimento e desenvolvimento de algumas competências absolutamente necessárias.

Medo de falar em público? Supere isso porque você irá precisar para promover seu negócio. Tímido demais para falar de dinheiro? Acostume-se com isso porque você terá que fazer isso quase que todos os dias na busca por investimento ou negociando melhores preços. Acanhado sobre pedir ajuda ou gerenciar pessoas? O sucesso não vai acontecer sem a uma boa equipe de colaboradores.

Se você não tem algumas das características ou habilidades listadas abaixo, não fique frustrado ou com medo: lembre-se de que conhecimento e competências podem ser aprendidos.

1. Automotivação: esta talvez seja a habilidade mais importante de um empreendedor. É a capacidade de acordar pela manhã e começar a trabalhar. Parece simples, mas se você não fizer isso, você pode literalmente desperdiçar o dia fazendo coisas que não têm nenhum benefício para o seu negócio.

2. Acreditar no que faz: a autoconfiança é fundamental para um empreendedor. Dúvidas e inseguranças são comuns, mas saber superar a insegurança é uma das principais características que o empreendedor precisa desenvolver.

3. Organização e planejamento: para que qualquer negócio tenha chance de crescer e dar certo é preciso planejar com antecedência o que será realizado. Mas um planejamento bem feito só irá funcionar se houver organização de ideias e do ambiente de trabalho.

4. Habilidade de vendas: para a maioria dos candidatos a empreendedores isso pode ser muito assustador, pois muitos não se reconhecem como vendedores. Um desafio será desenvolver os tipos de vendas que melhor funcionam para o seu negócio.

5. Saber buscar, utilizar e controlar recursos: os recursos são fundamentais para o andamento de qualquer negócio, por isso o empreendedor deverá saber como obtê-los, utilizá-los para minimizar (ou evitar) perdas e como investir estes recursos para obter lucros.

6. Trabalho em equipe: o empreendedor terá que lidar com um grupo de pessoas que estarão ao seu lado, nessa convivência deverá ser uma pessoa que transmita autoridade, mas sem ser autoritária, e o mais importante, inspiradora.

7. Liderança: a capacidade de liderança inclui saber motivar a equipe, corrigir desvios de caminho, avaliar o planejamento, saber selecionar os membros da equipe e estabelecer os desafios para que as metas da empresa sejam atingidas.

Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

São Paulo – Fazer uma gestão bem feita de um negócio demanda tempo e dedicação por parte do empreendedor . Hoje, já existem soluções gratuitas e online para tornar a vida dos empresários mais fácil. Com a ajuda de Pablo Ribeiro, gestor do programa Startup Network da Endeavor, Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP, e Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEMPI) do Insper, EXAME.com listou 12 ferramentas que podem auxiliar o pequeno empresário na gestão do seu negócio.
  • 2. 1. Runrun.it

    2 /13(Reprodução/Runrun.it)

  • Veja também

    O Runrun.it permite que o empreendedor gerencie as tarefas da equipe. Ribeiro afirma que a plataforma possibilita um gerenciamento respeitando as relações hierárquicas da empresa. O plano grátis pode ser usado por até cinco usuários e o upgrade custa a partir de 40 reais ao mês, com treinamento online, 20 Gb de armazenamento e suporte por e-mail.
  • 3. 2. RD Station

    3 /13(Reprodução/RD Station)

  • O RD Station é um software de automação de marketing digital. “É uma ferramenta para gerenciar conteúdos e ganhar tráfego para o seu site. Foi adaptada para o perfil de empresas do Brasil e ajuda empreendedores na geração de leads comerciais”, explica Ribeiro. O pacote de recursos básicos custa 189 reais ao mês.
  • 4. 3. Wix

    4 /13(Reprodução/Wix)

    O Wix é uma plataforma online para a criação de páginas na internet. “O processo de criação resume-se quase à escolha do design do site e colocação dos conteúdos. Os templates disponíveis são diversificados e atraentes”, afirma Cynthia. O usuário pode também criar a sua loja online. É possível escolher entre o plano grátis ou premium, que custa a partir de 27 reais.
  • 5. 4. Plano de Negócios

    5 /13(Lizzie Erwood/Creative Commons)

    O software Plano de Negócios do Sebrae-SP é indicado tanto para pessoas que têm uma ideia de negócio, mas não sabem se ela é viável, quanto para empresários que desejam expandir os negócios. Para Nagamatsu, o plano de negócios de uma empresa tem que ser revisto de tempos em tempos. O download é gratuito e pode ser feito no site da instituição.
  • 6. 5. Agendor

    6 /13(Reprodução/Agendor)

    O Agendor é um sistema online que ajuda no controle comercial de equipes de vendas. Histórico de clientes, comunicação entre a equipe e geração de relatórios são algumas funcionalidades da ferramenta. Ribeiro recomenda que a ferramenta seja usada junto com o RD Station. Há o plano gratuito que pode ser utilizado por tempo ilimitado com limite máximo de dois usuários e 150 vendas.
  • 7. 7. Sebrae Canvas

    7 /13(Reprodução/Sebraecanvas)

    A ferramenta Sebrae Canvas é voltada para empreendedores donos de startups que desejam modelar a sua ideia de negócio através do modelo canvas. “É recomendável para analisar a viabilidade do negócio e para fazer alterações mais rápidas, característica de uma startup”, conta Nagamatsu. O download gratuito pode ser feito em dispositivos com sistema iOS.
  • 8. 8. Hootsuite

    8 /13(Divulgação/Hootsuite)

    O Hootsuite é ideal para quem deseja cuidar de várias redes sociais ao mesmo tempo. “Uma ótima ferramenta para monitorar as redes sociais e gerenciar as páginas na web”, afirma Ribeiro. O plano básico é gratuito e o avançado custa a partir de US$ 8,99 ao mês.
  • 9. 9. MindMeister

    9 /13(Reprodução/Mindmeister)

    O software MindMeister é indicado para empreendedores que não sabem como organizar informações. “É uma aplicação na nuvem que pode ser usada no browser, tablet e mobile para construir mapas mentais. Ótimo para escopar projetos e fazer listas, por exemplo”, explica Ribeiro, gestor do programa Startup Network da Endeavor. Existe um plano para uso pessoal da ferramenta que custa US$ 5,99 ao mês.
  • 10. 10. Conecte Seu Negócio

    10 /13(Reprodução/Conecte Seu Negócio)

    O programa Conecte Seu Negócio é resultado da parceria do Google, da Yola e do Sebrae. A ferramenta permite que o micro ou pequeno empresário construa o seu site de maneira gratuita e rápida. “É só fazer o cadastro e tem vários templates para que o próprio empreendedor monte sua página”, explica Nagamatsu. http://www.conecteseunegocio.com.br/
  • 11. 11. Google Analytics

    11 /13(Divulgação)

    O Google Analytics é ideal para quem deseja acompanhar a efetividade do site do seu negócio. “O empreendedor poderá acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar possível a verificação de variáveis interessantes, como a quantidade de visitas por dia”, explica Cynthia. O cadastro é gratuito.
  • 12. 12. Pagar.me

    12 /13(Reprodução/Pagar.me)

    O Pagar.me é uma ferramenta para quem deseja receber pagamentos online. Para Ribeiro, é uma solução indicada para quem está começando o negócio. A empresa cobra por venda realizada e não há uma taxa mensal.
  • 13. Agora, veja mais dicas de empreendedorismo

    13 /13(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresPequenas empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame