Exame Logo

7 áreas promissoras para abrir uma franquia ainda em 2012

Veja as sugestões de consultores especializados dos setores que mais devem crescer no próximo ano

As áreas mais aquecidas (Dreamstime.com)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 13h51.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h17.

São Paulo – De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias cresceu 16,9% em 2011, chegando ao faturamento de mais de 88 bilhões de reais. Para 2012, a perspectiva ainda é positiva. O setor deve crescer 15%. Há, no entanto, áreas mais promissoras do que outras para começar uma franquia ainda neste ano. Para chegar à lista a seguir, EXAME.com ouviu a opinão dos consultores especializados em franquias Adir Ribeiro, da Praxis Education, André Friedheim, da Francap, Claudia Bittencourt, do grupo Bittencourt, Daniel Alberto Bernard, da NetplaN Consultoria, Jefferson Ramirez, da Franchise Emporium, Luis Henrique Stockler, da ba}Stockler, Marcos Rizzo, da Rizzo Consultoria, e Paulo Mauro, da Global Franchise.  Além de áreas como turismo e alimentação , os especialistas apostam no crescimento de negócios voltados ao público idoso e nas microfranquias .
  • 2. Turismo

    2 /9(Getty Images)

  • Veja também

    Hotelaria e Turismo foi disparado o setor que mais cresceu em franquias no ano passado, com quase 86% de crescimento. “Viajar é o sexto desejo de consumo da nova classe média. Além disso, os eventos que vão acontecer no país nos próximos anos tendem a colocar o Brasil em foco no turismo internacional”, opina Claudia. Apesar de ter uma média de investimento alta, há opções de franquias mais acessíveis, como agências de viagens e locadoras de veículos.
  • 3. Alimentação

    3 /9(McCain/Divulgação)

  • As franquias de redes de alimentação cresceram 14,5% no ano passado e estão entre as que mais faturam. “As pessoas estão se alimentando cada fez mais fora de casa, inclusive em pequenas cidades. Por isso, há grande potencial de crescimento para franquias nesta área”, diz Stockler. No ano passado, os destaques da ABF com mais unidades abertas foram as redes Subway, Bob’s, Spoleto, Giraffas, Cacau Show e Brasil Cacau. “Esse crescimento se deve às inaugurações de novos shoppings centers, tanto nas grandes capitais como em cidades do interior. Hoje, pelo menos 70% das lojas nas praças de alimentação dos novos shoppings são operadas por franquias”, diz Friedheim.
  • 4. Saúde e Beleza

    4 /9(Getty Images)

    No ano passado, as franquias do setor de saúde e beleza cresceram 24,3%. “Este setor deve ser um dos que mais crescerá até o final do ano, graças ao aumento do crédito e da renda das famílias brasileiras”, opina Rizzo. No ano passado, as redes de saúde e beleza que mais abriram unidades foram O Boticário e a Água de Cheiro. Para Claudia, as oportunidades nesta área são bem variadas. “Redes focadas em alimentação saudável, depilação, SPAs e academias estão se proliferando por todo o país oferecendo serviços para todo tipo de posicionamento”, diz.
  • 5. Terceira idade

    5 /9(Stock.xchng)

    Os negócios para idosos não entram na classificação da ABF, mas são, em geral, serviços, como os de cuidadores pessoais. “Com o envelhecimento da população e aumento do poder aquisitivo dos aposentados, franquias focadas na terceira idade tendem a se proliferar. Apesar da grande representatividade, esse mercado está carente de serviços e produtos”, diz Claudia.
  • 6. Imóveis

    6 /9(Germano Luders)

    Desde a parte de construção civil até a de móveis de decoração são apontadas como promissoras para franquias. “Serviços relacionados a esse segmento tendem a gerar excelentes negócios, como aluguel de equipamentos para a construção civil ou mesmo preparo de mão de obra especializada”, diz Ribeiro. Outra possibilidade nesta área é a franquia de imóveis. “Este é um setor que vai crescer muito com a consolidação das redes de franquias de imobiliárias no país, como aconteceu nos Estados Unidos, Europa e Ásia”, opina Paulo Mauro, da Global Franchise.
  • 7. Microfranquias

    7 /9(Getty Images)

    As microfranquias explodiram nos últimos dois anos. Com investimento de até 50 mil reais, as redes deste tipo somam 336 marcas e já representam 17% do total de marcas e 4% do faturamento do setor. Juntas, as redes faturam 3,7 bilhões de reais. “Cada vez mais em alta, nos mais diversos segmentos, o mercado das microfranquias vem se profissionalizando bastante e criando modelos de negócios amplos que, de certa forma, permitem a uma camada maior da população empreender”, afirma Ribeiro. Geralmente, são negócios de serviços, como reparos domésticos e manutenção.
  • 8. Serviços

    8 /9(QUATRO RODAS)

    Franquias de lojas de conveniência, supermercados, petshops e serviços em geral fazem parte deste segmento que cresceu 14,9%, em 2011. “Serviços especializados continuarão sendo um segmento muito promissor, em função do investimento relativamente mais baixo”, explica Bernard, da NetplaN Consultoria. Para os consultores ouvidos, os negócios em serviços automotivos, gráficos e de conveniência são destaques.
  • 9. Agora veja algumas franquias baratas

    9 /9(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Agências de turismoComércioConveniênciaCosturaFast foodFranquiasFranquias baratasLojas de conveniênciaMicrofranquiasPerfumarias

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame