Exame Logo

6 franquias que oferecem test drive

Confira detalhes de seis redes que levam os candidatos para testar a franquia antes de fechar negócio

Mão na massa (Dreamstime.com)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 05h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h28.

São Paulo – Um processo de seleção para franqueado pode durar de dois a três meses e vai desde uma auto avaliação do candidato até a assinatura do contrato. Depois das fases de negociação, algumas redes dão a chance do franqueado fazer um test drive na franquia , ou seja, passar um período em uma loja para ter certeza do negócio. “Você faz com que o candidato saia do emocional e passe para o racional. Na hora do test drive, vai fazer o mesmo de um dia normal e ser uma sombra do gerente”, explica Luis Henrique Stockler, diretor da consultoria ba}Stockler. Geralmente, as pessoas são apaixonadas pelo produto, mas não sabem como funciona o atendimento ao cliente e acabam desistindo. “O teste serve para sair do abalo que tem pelo produto e ver como é a rotina de gerenciamento do negócio. O test drive coroa o processo de seleção bem realizado”, diz. O ideal é imaginar-se fazendo o trabalho da franquia por, pelo menos, 10 anos e ver se coincide com o seu projeto de vida. “Afinal, você vai ganhar dinheiro em médio e longo prazo. É uma chance de fazer uma reflexão”, sugere Stockler. Veja a seguir seis marcas que oferecem test drive e como funciona em cada uma delas.
  • 2. Casa%26Coisa

    2 /7(Divulgação)

  • Veja também

    A rede Casa&Coisa foi criada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e tem 21 lojas abertas no país. O teste oferecido pela marca antes do investimento dura dois dias e acontece na unidade piloto. Lá, o franqueado opera o caixa, recebe os clientes e confere a chegada de mercadorias. Antes de realizar o test drive, o candidato deve ter passado por todo o processo de seleção inicial. Uma franquia da rede exige investimento de 350 mil reais para começar a operar. O retorno acontece em 36 meses.
  • 3. Dídio Pizza

    3 /7(Divulgação)

  • A rede Dídio Pizza, que oferece franquias de pizzarias apenas com serviço de delivery, tem 18 anos de mercado. As treze lojas em funcionamento chegam a vender 28 mil pizzas por mês. A rede leva os candidatos a uma unidade normal para que eles avaliem o negócio. Neste momento, o empreendedor não está sendo avaliado e fica livre para tirar dúvidas sobre a operação. O teste dura um dia, normalmente aos sábados ou domingos, quando há mais movimento nas lojas. Estoque, produção, atendimento e conferência do produto na saída do entregador fazem parte das atividades. Hoje, uma unidade custa 80 mil reais, fatura até 70 mil reais por mês e tem retorno do investimento em dois anos.
  • 4. Espaço Árabe

    4 /7(Divulgação)

    Criado em 2003, o Espaço Árabe foca nas classes A e B para crescer no mercado gastronômico. De um restaurante em área nobre da capital paulista, a franquia se transformou em um modelo mais compacto, ideal para shoppings centers. Para a marca, o test drive é a melhor oportunidade para conhecer bem o candidato. Durante dois dias, os interessados vão conhecer a operação e dividem tempo na cozinha e no atendimento. Esta é uma das últimas etapas do processo de seleção. O investimento necessário para abrir uma loja é de 185 mil a 310 mil reais. O retorno acontece a partir de 24 meses.
  • 5. Seletti

    5 /7

    A rede de restaurantes fast-food com opções saudáveis foi fundada em 2007. No test drive, o candidato passa um dia na loja de treinamento da rede e lida com tarefas do dia a dia, como recebimento de matérias-primas, preparo de pratos, atendimento e até imprevistos que possam surgir. Um coordenador acompanha o futuro franqueado e também faz uma avaliação da experiência. Todos os candidatos passam por este teste. O investimento inicial varia de 340 mil a 380 mil reais e a previsão de retorno do investimento é de 24 a 36 meses. Em média, uma unidade fatura 105 mil reais por mês.
  • 6. Sodiê Doces

    6 /7(Divulgação)

    A rede de bolos Sodiê Doces tem sede em Salto, no interior de São Paulo, e 80 pontos de venda no país. No test drive, durante um mês, o candidato interessado na franquia acompanha o funcionamento de uma loja e experimenta como é gerenciar o negócio. Isso acontece após a assinatura do pré-contrato. Ele participa dos atendimentos, da operação de caixa e da produção. O investimento em uma loja é de 300 mil reais e o prazo de retorno fica entre 24 a 36 meses.
  • 7. Station Car

    7 /7(Divulgação)

    Com lojas grandes, entre 450 e 600 metros quadrados, a marca Station Car oferece serviços gerais para carros, como funilaria e pintura, higienização e lavagem. Hoje, são mais de dez franquias abertas. A rede permite que o interessado escolha a franquia que quer visitar, buscando uma loja na mesma região em que ele vai abrir. Durante um dia, ele conversa com o franqueado para conhecer o movimento, perspectivas do mercado, demanda de clientes e eventuais problemas. Uma loja precisa de investimento inicial de 176 mil reais e tem prazo de retorno de 28 a 32 meses.
  • Acompanhe tudo sobre:Fast foodFranquiasLavagem de carrosPequenas empresasRestaurantes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame