São Paulo – Siga seu coração. Se você é empreendedor, já deve ter ouvido esse conselho alguma vez na vida. O que parecer ser a melhor alternativa pode se transformar no fracasso do seu negócio. Segundo estudos de neuroempreendedorismo, o coração toma decisões que tragam o prazer imediato e nem sempre isso é o melhor para a empresa. “Isso é fatal para o empreendedor”, diz Bruno Perin, especialista que estuda no tema.
O estudo de como o cérebro do empreendedor funciona é um dos braços do neuromarketing, que analisa o comportamento dos consumidores. Para Perin, existem algumas táticas que podem ajudar os empresários a irem mais longe com seus negócios. Veja a seguir cinco truques mentais para repensar suas decisões
1. Não siga o seu coração
Empreendedores devem seguir a razão e não o coração na hora de tomar decisões. “Quando você escuta só o coração, a sua mente busca o prazer imediato e você pode tomar a decisão errada”, diz Perin.
Por exemplo, o empresário que tem um produto preferido, mas que não vende tão bem, e precisa fazer novos investimentos. Se ele seguir o coração, pensando que aquele produto que ele ama tanto ainda vai dar certo, pode ter prejuízos. Decisões como estas precisam estar amparadas em dados e informações reais.
2. Crie muros mentais
Você quer ser o melhor empreendedor do mundo na área em que atua? Se sim, é preciso começar criando pequenos objetivos. “Quando você vê o sonho muito distante, seu cérebro tende a não querer seguir adiante, sem conseguir enxergar o final. Com pequenos objetivos, consegue começar a caminhar, um degrau de cada vez”, explica.
3. Não confie tanto na sua memória
Sua experiência pode não ser tão confiável quanto parece. Segundo Perin, boa parte da memória é construída através da recriação dos fatos. “A memória lembra algumas circunstâncias que eram mais importantes naquele momento. Ela grava uma linha central e o resto complementa com coisas que nem sempre são de verdade”, diz.
Depois de uma reunião, por exemplo, é comum lembrar qual foi o acordo feito, mas nem sempre todas as condições. Por isso, vá preparado para fazer anotações e evitar essa recriação de memória.
4. O raio pode, sim, cair em você
Está comprovado que as chances de ganhar na loteria são menores do que as chances de ser atingido por um raio. Por que, então, tanta gente ainda acredita na loteria, mas nega a hipótese de ser atingido por um raio? “Isso quer dizer que quando a pessoa está frente à possibilidade de situações ruins ela vai tentar justificar que o problema não vai atingi-la. A mente não quer problema. Por outro lado, quando ela acha que algo bom vai acontecer, ela tende a exagerar”, explica Perin.
5. Aprenda a dizer não
Se você souber dizer não na hora certa, sua produtividade deve melhorar muito. “O empreendedor tem visão perceptiva muito aguçada e começa a ver muitas oportunidades sempre. O problema é seu cérebro acreditar que aquela é a grande jogada da vez e você fica sem foco”, diz. Foque no que for importante e saiba quando é hora de deixar passar outras oportunidades.
-
1. Leitura em dia
zoom_out_map
1/12 (Scott Eells/Bloomberg)
São Paulo -
Quase metade dos brasileiros sonha em abrir o próprio negócio, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM). A vontade de empreender, no entanto, não é suficiente. Segundo estudos do
Sebrae, falta de capacitação e de capacidade gerencial estão entre as principais causas de
falência. Fazer estudos de mercado e buscar inspirações são tarefas de quem está querendo começar um negócio. Para ajudar, EXAME.com consultou
empreendedores de várias áreas para conhecer suas sugestões de leituras para quem vai empreender.
-
2. “Sonho Grande”, de Cristiane Correa
zoom_out_map
2/12 (Divulgação)
A trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira é o foco deste livro. "A unidade dos sócios e a visão compartilhada que eles tinham foram essenciais para os resultados de longo prazo, possibilitando a construção de um legado gigantesco", opina Flávio Aguiar, CEO do Widbook.
-
3. "Imagens da Organização", de Gareth Morgan
zoom_out_map
3/12 (Divulgação)
O livro aborda os principais conceitos de administração usados por executivos e oferece novas abordagens a vários temas. "O livro ensina a olhar a empresa de diferentes ângulos, possibilitando que o empreendedor seja capaz de analisar o desempenho e solucionar problemas da organização de forma objetiva e clara", define Pieter Lekkerkerk, sócio da EscolherSeguro.
-
4. "The Everything Store", de Brad Stone
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
O livro narra a história de Jezz Bezos, fundador da Amazon, e fala sobre sua forma de gerir uma empresa deste porte. "Fortaleceu nossa ideia que o foco total na experiência do cliente tem que ser o centro do negócio", diz Joshua Kempf, do Gaveteiro.
-
5. "A Startup Enxuta", de Eric Ries
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
Uma das bíblias de quem quer criar uma startup, este livro dá o passo a passo da metodologia lean startup. "Enxergo esse livro como um divisor de águas no mundo do empreendedorismo. Eric Ries basicamente desenvolveu uma metodologia de trabalho que reduz as chances de fracasso de um empreendimento", diz Gabriel Gaspar, fundador da Nibo.
-
6. "Satisfação Garantida", de Tony Hsieh
zoom_out_map
6/12 (Divulgação)
A história do empreendedor Tony Hsieh e da fundação da Zappos são o mote deste livro. "O resultado de sua dedicação foi a gigante americana Zappos, que é reconhecida hoje como a empresa que tem o melhor relacionamento com o cliente em todo o mundo", diz Ofli Guimarães, fundador do Meliuz.
-
7. "Free", de Chris Anderson
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
O livro do renomado Chris Anderson discute as mudanças causadas pela era digital nos negócios, em especial a cultura do "gratuito". "O livro apresenta uma visão de que no futuro tudo será gratuito. Hoje já se pode ver que, em diversos segmentos, essa projeção está ganhando corpo e mercado", opina Daniel Muniz Silva, fundador da VaiMoto.
-
8. "O Dilema da Inovação", de Clayton Christensen
zoom_out_map
8/12 (Divulgação)
O livro discute como a inovação é necessária para empresas de todos os portes evoluirem. "Fala sobre como identificar mercados disruptivos e como conseguir inovar mais e melhor do que as empresas já estabelecidas. Este livro também ensina a sempre procurar novas maneiras de inovar", opina Matias Recchia, CEO da Iguanafix.
-
9. "A Arte da Inovação", de Tom Kelley
zoom_out_map
9/12 (Divulgação)
O livro fala sobre a empresa americana de design Ideo, que projetou o mouse da Apple e diversos outros produtos. "É uma bíblia para o empreendedor que deseja criar uma cultura de inovação constante, o que, na minha opinião, é uma das únicas formas das empresas sobreviverem no longo prazo", opina Stefan Schimenes, fundador da Cazamba.
-
10. "The 4-hour workweek", de Timothy Ferriss
zoom_out_map
10/12 (Divulgação)
O livro conta a experiência de vários empreendedores em busca de dinheiro e negócios sustentáveis. Para Marcelo Ferreira, cofundador do HelloFood, traz uma "visão revolucionária sobre como administrar um negócio e como gerenciar a própria vida".
-
11. "Jack, Definitivo", de Jack Welch
zoom_out_map
11/12 (Divulgação)
Este livro conta a história de Jack Welch, executivo que fez uma importante reestruturação na GE na década de 90. "Sua história é inspiradora. Um menino, filho de um ferroviário nascido em uma pequena cidade americana, que ao longo dos anos se torna um dos maiores executivos de todos os tempos", diz Eduardo Orlando L'Hotellier, CEO do GetNinjas.
-
12. Agora, leia mais sobre ideias de negócios
zoom_out_map
12/12 (Dreamstime.com)