PME

5 dicas para sua startup conseguir investimento

Candidatos a receber recursos devem tomar alguns cuidados simples, como montar uma apresentação simples e direta, dizem especialistas


	Um dos postos-chave para obter investimentos é demonstrar que você é uma pessoa capacitada para gerir diferentes negócios
 (Germano Luders)

Um dos postos-chave para obter investimentos é demonstrar que você é uma pessoa capacitada para gerir diferentes negócios (Germano Luders)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de novembro de 2012 às 09h01.

São Paulo - Uma das etapas mais delicadas da vida de uma jovem empresa digital é o momento em que o empreendedor precisa captar recursos entre fundos de capital de risco e investidores-anjo.

Segundo Felipe Matsunaga, diretor de aquisições da e.Bricks, empresa do grupo RBS que investe em startups, as chances de os empreendedores obterem sucesso nessa tarefa podem crescer muito se os candidatos a receber recursos tomarem alguns cuidados simples, como montar uma apresentação simples e direta. “Os investidores têm agendas difíceis e tendem a perder o interesse com empreendedores prolixos”, afirma.

Gestora de um fundo com 300 milhões de reais para aplicar em startups, a eBricks já investiu em serviços digitais como os sites Lets, Predicta, Grupo.Mobi, Wine.com.br e Hi-Midia. A pedido da INFO, Felipe Matsunaga e Andiara Petterle, diretora de estratégias da e.Bricks, listaram cinco pontos fundamentais para quem deseja aumentar suas chances de sucesso na hora de convencer um investidor.

1 Seja coerente e transmita entusiasmo 

Um dos postos-chave para obter o “sim” do investidor é demonstrar que, além de ter um bom projeto, você é uma pessoa capacitada para gerir diferentes negócios. Segundo Matsunaga, os investidores levam mais em conta a personalidade e qualificação do empreendedor que o plano de negócios da startup. "Estabelecer uma sociedade é como um casamento. Sempre digo para o candidato me falar mais sobre ele mesmo. É nesse momento que você capta as nuances da personalidade da pessoa”, afirma.

Além de demonstrar conhecimento do mercado em que atua, o candidato deve ser capaz de transmitir confiança e comprometimento. Numa entrevista, contam pontos positivos demonstrar bom relacionamento com outros players do mercado, transmitir entusiasmo e visão de futuro, além de deixar claro que o empreendedor valoriza um comportamento ético. “A retidão de caráter é uma qualidade que todo investidor procura num jovem empreendedor”, diz Matsunaga.


2 Tenha um modelo sustentável

 Criar uma empresa baseada numa tendência passageira do mercado ou apoiada em algum segmento que terá vida breve é uma forma poderosa de afugentar investidores. De acordo com Andiara, os investidores buscam negócios que possam crescer e existir de forma sustentável no longo prazo. “Procuramos startups escaláveis, com modelos que conseguimos enxergar válidos nos próximos dez anos”, diz a diretora de estratégias do eBricks.

Segundo Andiara, muitas startups são criadas baseadas em nichos temporários de mercado, apenas com a intenção de serem vendidas para terceiros. Quando o investidor percebe essa característica, tende a desistir do investimento. Demonstrar responsabilidade financeira e perspectivas de faturamento no longo prazo são pontos essenciais para ganhar a confiança do investidor.

3 Mantenha o foco no cliente 

Não importa se sua startup oferece soluções para o mercado corporativo ou cria produtos para o consumidor final. Em qualquer caso, é preciso manter foco constante em seu cliente e modificar seu produto conforme o mercado evoluir. “O empreendedor deve estudar e interpretar as necessidades do consumidor o tempo todo, buscando entregar o melhor produto, criar experiências positivas e relações de longo prazo com seus parceiros”, diz Andiara. Quem demonstrar capacidade de corrigir a rota de sua empresa para seguir os sinais emitidos pelos clientes, verá suas chances de sucesso crescerem.


4 Use as melhores tecnologias disponíveis 

Além de pessoas capacitadas e comprometidas, a startup de sucesso adota tecnologias de ponta. Um bom candidato deve demonstrar que seu site possui as melhores práticas de programação e adota as linguagens mais avançadas, pode ser acessado não só no desktop, mas também em dispositivos móveis e interagir com ferramentas sociais. “Algumas vezes, a startup não oferece tudo isso em um primeiro momento, mas seu empreendedor deve sinalizar que perseguirá a excelência sempre que tiver recursos para isso e terá capacidade de adaptar-se à evolução das tecnologias digitais”, diz Andiara.

5 Adote critérios de transparência na gestão

Investidores preferem empresas fáceis de serem monitoradas. Startups em estágio de crescimento, por exemplo, devem adotar políticas de governança claras, como controle financeiro, regras para definição de cargos e salários, auditorias fiscais e controle de jornada de trabalho para seus colaboradores.

Ao demonstrar que sua jovem empresa é transparente e possui regras claras de gestão, não só será mais fácil conseguir um investimento como será possível pedir mais dinheiro por uma parcela menor de sua startup. “Empresas com melhores práticas de gestão são mais valorizadas”, diz Matsunaga.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar