15 franquias com investimento abaixo de R$ 50 mil
De perfumes a clínicas de estéticas, conheça 15 marcas de franquias com investimento menor que 50 mil reais
Da Redação
Publicado em 7 de maio de 2013 às 16h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h38.
São Paulo – As microfranquias crescem a cada ano no mercado brasileiro. Os últimos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que esta modalidade cresceu 22% em faturamento no ano passado, chegando ao patamar de 4,5 bilhões de reais. Isso representa pouco mais de 4% do faturamento de todo o setor. Hoje, mais de 13 mil franqueados de 368 marcas estão nesta categoria. O retorno é proporcional ao baixo investimento. Segundo a ABF, o faturamento não ultrapassa 30 mil reais ao mês. Vale lembrar que os empreendedores devem pesquisar sobre a franquia , conversar com franqueados e avaliar seu perfil antes de investir no negócio.
É uma franquia de manutenção de computadores e redes no formato home based. O atendimento costuma ser na casa do cliente. A marca faz parte do grupo Zaiom, especializado em microfranquias. O investimento vai de 7,5 mil a 20 mil reais.
Criada em 2010, a marca tem mais de 30 franqueados e é especializada na venda de perfumes e cosméticos. É preciso ao menos seis metros quadrados para abrir um quiosque, que custa 50 mil reais. O prazo do retorno do investimento é de 12 meses.
A franquia da Ambev é um carrinho que pode vender cerveja em vários locais, como praias e festas. Funciona no mesmo molde que os vendedores de sorvete em praias. O investimento inicial varia de 7,5 mil a 35 mil reais.
A microfranquia vende espaços publicitários em embalagens de pão para mercadinhos e padarias. São 90 fraqueados em 18 estados. Para começar o negócio, o empreendedor desembolsa até 32 mil reais. A franquia pode ser montada em casa.
Criada em 2011, a franquia é especializada em oferecer serviços para o tratamento e a nutrição de plantas e jardins. A rede utiliza produtos próprios. Hoje, são mais de 60 unidades em operação. O investimento inicial vai de 24 mil a 28 mil reais. O faturamento médio mensal é de 10 mil reais.
Criada em 1987, a rede de clínicas de estética tem mais de 200 unidades em operação. Para ser franqueado da marca, o empreendedor investe mais de 40 mil reais. O faturamento médio mensal fica na casa dos 25 mil reais.
Criada em 2010, esta rede é especializada no tratamento de fotodepilação. Geralmente, a marca seleciona mulheres para comandar as franquias. Hoje, há dois modelos de negócio: delivery ou center. O investimento começa em 10 mil reais.
A franquia do Instituto New Pilates atua como estúdios com aulas da modalidade e tem sede em Fortaleza. A preferência é por franqueados que tenham formação na área de fisioterapia e pilates. O investimento inicial de uma unidade é de 32,5 mil reais. O prazo estimado do retorno é de 8 a 14 meses.
A rede de ensino Kumon chegou ao Brasil em 1977 e tem mais de 1500 franquias. O investimento começa em 17 mil reais e pode chegar a 47 mil reais. O retorno costuma acontecer entre 18 e 24 meses.
A Medis é especializada em distribuição de produtos odontológicos e permite que os franqueados operem de casa. A rede está entre as mais baratas do país e custa a partir de 7 mil reais, segundo dados fornecidos pela ABF.
Inaugurada em 2003, em Santa Catarina, a rede de escolas profissionalizantes tem mais de 140 unidades. O investimento inicial vai de 25 mil a 32 mil reais. O retorno do investimento costuma acontecer a partir de 8 meses.
Fundada em 2007, a rede Spa das Sobrancelhas oferece serviços especializados para sobrancelhas. Hoje, mais de 250 unidades operam a marca. O investimento inicial do negócio é de 49,9 mil reais, com prazo de retorno entre oito e dez meses.
A rede, criada em 2011, oferece aulas de reforço escolar online e soma 67 unidades. A maior parte dos franqueados atuais está instalada no Nordeste. O investimento inicial é de 12 mil reais. O retorno acontece em até 12 meses.
Criada em 1986, na Inglaterra, a escola de inglês é focada em crianças. A rede tem mais de 800 franqueados no mundo. No Brasil, o empreendedor desembolsa de 16 mil a 19 mil reais para investir no negócio. O prazo de retorno vai de 18 a 24 meses.
A Zoom, representante da Lego Education no Brasil, tem franquias com cursos para crianças e adolescentes. Hoje, mais de 30 unidades operam neste modelo. O investimento começa em 40 mil reais e o prazo de retorno é de 12 meses. O faturamento médio mensal é de 5 mil reais.