15 franquias baratas para virar empreendedor neste ano
Está pensando em largar o emprego para empreender? Confira o perfil das franquias de baixo investimento disponíveis no mercado
Da Redação
Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h51.
São Paulo – Conheça o perfil e os dados de 15 franquias que exigem investimento inicial a partir de 9,9 mil reais. Existem negócios de moda, prestação de serviços, turismo e educação. Antes de investir, o empreendedor deve pesquisar a fundo sobre o negócio, conversar com outros franqueados e fazer uma avaliação financeira para não ter problemas nos primeiros meses.
A loja de roupas foi criada pelos atletas Falcão, Denílson e Nenê no ano passado. Para atrair franqueados, a rede recompra o negócio em caso de insatisfação e ajuda a financiar o investimento inicial de 80 mil reais para quiosques e 350 mil reais para lojas. Nos quiosques, o faturamento médio é de 60 mil reais ao mês.
A rede de lava-rápidos para carros não cobra taxa de franquias e pode ser montada na casa do franqueado. Segundo a empresa, o treinamento é oferecido à distância. O investimento inicial é de 9,9 mil reais, com retorno calculado para seis meses de operação.
Criada em 2013, a rede de serviços de limpeza virou franquia no mesmo ano. A franquia exige área mínima de 20 metros quadrados e dois funcionários. O franqueado desembolsa a partir de 24,5 mil reais para fazer parte da rede e o retorno acontece a partir de 12 meses de trabalho.
Uma rede de manicures que atende em domicílio é o negócio da Disk Manicure. Para ser um franqueado da marca, o empreendedor deve investir a partir de 13 mil reais. Hoje, a rede tem 27 unidades operando.
Com 20 unidades em operação, a rede de reparos em veículos exige investimento de 90 mil reais para o franqueado entrar no negócio. O retorno é calculado para depois de dois anos de operação. Além do investimento, o empreendedor deve ter um veículo equipado para a franquia funcionar.
A Doctor Frio oferece serviços de instalação e manutenção de ar condicionado. Hoje, três unidades operam a marca, que foi criada em 1995. A área mínima para a franquia é de 60 metros quadrados e o investimento começa em 45 mil reais.
Fundada em 1987, a FlyWorld é uma rede de agências de turismo que podem ser abertas em casa. O investimento inicial para abrir uma microfranquia da marca é de 12,8 mil reais para cidades pequenas e 21,8 mil reais para locais com mais de 100 mil habitantes.
A rede de franquias Gigatron é especializada em softwares e serviços para empresa. A marca tem três modelos de franquias: microfranquia, franquia e master franquia. No caso da microfranquia, o custo inicial é de 4,5 mil reais.
A franquia Guia-se é especializada em serviços de marketing digital, como otimização de sites e lojas virtuais. O investimento inicial é de 25,9 mil reais. A franquia pode ser aberta em casa.
Criada em 1997, a Hoken fabrica e comercializa purificadores de água. Com 150 unidades, a franquia pode ser operada em casa, desde que o franqueado tenha um veículo para vendas externas. O investimento começa em 27 mil reais.
A rede de escolas profissionalizantes entrou no franchising em 2013, três anos após o lançamento. Hoje, tem 130 unidades em operação. O investimento começa em 60 mil reais. A área mínima necessária é de 80 metros quadrados e a equipe precisa ter seis funcionários.
A rede de salões de beleza exige área mínima de 60 metros quadrados e não cobra taxa de franquia. O franqueado deve desembolsar 40 mil reais para fazer parte da rede.
A rede especializada em cervejas especiais começou com um pequeno quiosque e tem mais de 80 unidades em funcionamento. Para franquias de até seis metros quadrados, o investimento inicial é de 79 mil reais. Lojas com mais espaço exigem capital de 256 mil reais.
Focada em treinamento e consultoria para micro e pequenas empresas, a franquia tem 36 unidades em operação. Para entrar no negócio é preciso investir a partir de 20 mil reais. O retorno é calculado entre seis e 12 meses.
A franquia de serviços de informática foi criada em 2012 e tem 35 unidades operando atualmente. A rede trabalha com quatro formatos de negócio: home based, loja, máster-franquia e conversão de bandeira. No caso da franquia aberta em casa, o investimento é de 20 mil reais.