14 franquias ideais para jovens recém-formados
Veja uma seleção de franquias em setores como alimentação, cursos de idiomas, presentes, entre outros
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2013 às 09h16.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h26.
São Paulo - Hoje, muitos jovens desejam empreender e ter o seu próprio negócio. Para ser dono de uma pequena empresa ou franquia é preciso muita dedicação, independente da idade. Muitas redes buscam um franqueado que tenha espírito empreendedor e que se identifique com a marca. Veja uma seleção com 14 franquias para jovens recém-formados. As informações foram fornecidas pelas próprias empresas.
O engenheiro eletricista Duar Pignaton é franqueado da unidade Vila Velha do Cebrac, franquia de cursos profissionalizantes, desde 2011. Ele se formou em 2010 e trabalhava no negócio do pai desde novo. “Nunca gostei muito da ideia de ser empregado e já tinha um histórico ligado ao empreendedorismo. Fui vencedor internacional do Desafio Sebrae em 2007 e sou conselheiro da Confederação Nacional de Jovens Empresário”, conta. Para abrir uma franquia da marca é preciso desembolsar a partir de 150 mil reais. A previsão de retorno acontece entre 14 e 20 meses.
Após concluir o curso de Publicidade e Propaganda, Marina Oliveira Cavalcanti, decidiu que queria abrir um negócio. Hoje, ela é franqueada da Imaginarium. “Fã do estilo e conceito, pensei em unir o útil ao agradável. Na época, não pensei em abrir algo nas áreas de gastronomia e têxtil, estava à procura de uma franquia que atuasse em um mercado que eu realmente me identificasse", conta. O investimento inicial para abrir uma unidade da marca é de 212 mil reais e o retorno do capital investido acontece em até 40 meses.
A Salad Creations possui 24 unidades franqueadas no Brasil e atua de forma independente da marca americana. Fernando Bueno é sócio-fundador e trouxe a marca para o país, no final de 2007, após se formar em Administração de Empresas. O investimento inicial para abrir uma franquia é de 350 mil reais, sendo que a taxa custa 55 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
Andrey Diniz Oliveira teve a ideia de investir em uma franquia da Mr. Mix, especializada em milk-shakes, em julho do ano passado. Hoje, ele está se formando em Publicidade e Propaganda e é o franqueado da unidade São Miguel Paulista. Para abrir uma franquia da marca é preciso desembolsar a partir de 120 mil reais. A taxa de franquia custa 30 mil reais e a previsão de retorno do investimento é de 18 meses.
Évelyn de Menezes é recém-formada em Administração de Empresas e dona de uma franquia da DivulgaPão desde agosto deste ano. “Meu marido é empresário, dono de uma construtora aqui em Brasília e sempre me incentivou a ter o meu próprio negócio assim que eu saísse da faculdade”, conta. Para ser franqueado da marca, o investimento inicial é de 20 mil reais e o prazo de retorno do capital é de até oito meses.
Alexandre Domingues da Costa se formou em Administração e sempre quis ter o próprio negócio. Ele decidiu investir na franquia da Pró-Corpo Estética, especializada em serviços de estética, no começo deste ano após fazer uma pesquisa de mercado. O investimento inicial da marca é de 277 mil reais, sendo que a taxa de franquia custa 80 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de 18 a 24 meses.
Fundada em 1994, a Couro&Cia atua no segmento de bolsas, acessórios e calçados. André Almeida Silveira é recém-formado em Medicina e inaugurou a primeira franquia da rede em Teresina há quatro meses. Ele investiu cerca de 450 mil reais para abrir a unidade. “A vida de médico é muito desgastante, sempre busquei algo que eu também gostasse e que eu pudesse dividir meu tempo e trabalhar”, conta. O investimento inicial para abrir uma franquia é de 260 mil reais e o prazo de retorno do capital investido é de 24 a 36 meses.
A microfranquia Amigo Computador é especializada na gestão de TI para PMEs e tem 33 unidades franqueadas. Walter Wanderlei Xavier Rosa é franqueado de Pirituba, São Paulo, e recém-formado em Engenharia da Computação. Para adquirir uma unidade da marca o investimento inicial é de 15 mil reais e o prazo de retorno acontece a partir de seis meses.
Eduardo Sanchez era recém-formado em Letras quando decidiu investir em uma franquia UNS Idiomas. Para abrir uma franquia padrão da marca é preciso desembolsar a partir de 100 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de 18 a 24 meses.
Fabricio Neves da Silva é franqueado da BagNews, especializada em publicidade em embalagens, do Guarujá. Ele se formou em Gestão Portuária no ano passado e começou a franquia em agosto deste ano. “Comecei a trabalhar aos 15 anos e sempre tive vontade de montar o meu próprio negócio”, conta. É preciso desembolsar a partir de 25 mil reais para abrir uma franquia da marca e o prazo de retorno do capital é a partir de 12 meses.
A rede de franquia Loja das Torcidas é especializada no comércio de produtos licenciados de vários times de futebol. Rogerio Martinez é formado em Administração de Empresas e desejava ter um negócio que tivesse o seu perfil. O investimento inicial para abrir uma unidade da marca é de 109 mil reais, sendo que a taxa de franquia custa 30 mil reais. O prazo de retorno do capital é a partir de 12 meses.
A rede de franquia de culinária saudável, Seletti, conta com 30 unidades. Felipe Pollastrini é franqueado da unidade do Shopping Center 3, em São Paulo, e decidiu investir em uma franquia, pois queria ter mais liberdade e não ser mais funcionário de uma empresa. O investimento inicial para abrir uma loja da marca é de 440 mil reais, sendo que a taxa de franquia custa 50 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é a partir de 30 meses.
Nathalia Andreghetto dos Santos é recém-formada em Odontologia e decidiu investir em uma franquia da Sorridetns com o seu irmão, Mauricio Andreghetto Santos, estudante de Direito. Ela inaugurou a unidade em Diadema em abril deste ano. O investimento inicial de uma franquia padrão da rede é estimado em 400 mil reais e o retorno do capital investido acontece em até 36 meses.
A escola de idiomas Wizard foi fundada em 1987 e hoje conta com 1200 unidades no país. Natália Bueno é formada em Administração e Comércio Exterior e decidiu investir em uma franquia porque não queria abrir um negócio do zero. O investimento inicial para abrir uma escola é de 65 mil reais e o retorno do capital investido acontece em até 24 meses.
Mais lidas
Mais de PME
Mais na Exame
Future of MoneyDrex: oportunidades e desafios para as empresas brasileiras