13 opções de franquias para quem quer investir até R$ 50 mil
De vídeos online a empadinhas, confira algumas franquias que podem ser compradas com até 50 mil reais
Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.
São Paulo – Com 50 mil reais, já é possível investir em franquias de várias áreas. A maior parte das franquias dentro deste valor pode ser aberta em casa, no modelo home-based, ou em quiosques . Há desde administradoras de condomínio até aulas de reforço escolar. Todas as informações e valores foram fornecidos pela própria empresa. Na seleção a seguir, veja 13 opções de negócios que custam até 50 mil reais.
A franquia de reparos e reformas foi criada em 2009 e tem 135 unidades em operação, todas franqueadas. O investimento inicial é de 30 mil reais, com royalties a partir de um salário mínimo. O faturamento médio mensal chega a 50 mil reais, com rentabilidade de 30%, segundo a empresa. O prazo de retorno é de 6 a 12 meses.
Especializada em empadinhas de vários sabores, a Empada Brasil tem um modelo de franquia em quiosque com investimento de 42,7 mil reais. É necessário um espaço mínimo de 6 metros quadrados e três funcionários para operar. O faturamento médio mensal é de 22 mil reais, com lucro líquido entre 10% e 15%. O retorno é previsto para 24 meses.
Criada pelo grupo Prepara, a rede Ensina Mais é uma franquia de escolas de reforço escolar. As aulas são focadas em crianças do ensino fundamental. Para montar uma unidade, o franqueado deve dispor de 60 metros quadrados e três funcionários. O investimento inicial é de 39 mil reais, com faturamento bruto esperado de 15 mil reais e lucratividade de até 40%.
Focada em cursos profissionalizantes, esta marca tem investimento inicial de 18 mil a 50 mil reais. A rede exige 90 metros quadrados de área mínima e não cobra taxa de publicidade. Os franqueados devem contratar de quatro a oito franqueados. O faturamento médio mensal é de 50 mil reais, com lucro médio de 35%. O prazo de retorno vai de 12 a 24 meses.
O franqueado da Fácil Aprender vende cursos online. É possível vender pela internet, pessoalmente ou através de revenda. Há cursos em várias áreas, desde decoração até finanças. A demarcação de território é feita por cidade ou a cada 500 mil habitantes. O investimento inicial é de 20 mil reais e a franquia pode ser instalada em casa.
Especializada em fotodepilação e serviços de estética, a Home Depil tem 41 unidades em operação. O investimento é de 20 mil reais, com faturamento médio mensal do mesmo valor e lucro de 30% a 40%. O prazo de retorno é de 6 a 18 meses. O franqueado precisa ter, no mínimo, três funcionários.
A Mais Educa oferece cursos em vídeo idealizados com base em best sellers. Para uma unidade física de 50 metros quadrados, o franqueado desembolsa 35 mil reais no negócio. Hoje, há 32 unidades em operação. É preciso ter de 2 a 4 funcionários. O lucro líquido chega a 36% do faturamento bruto de 24 mil reais. O prazo de retorno é de 15 meses.
A Manager é especializada em serviços de administração de condomínios. No modelo home-based, o franqueado investe 40 mil reais e pode ter retorno em até 24 meses. No mercado há 25 anos, a empresa virou franquia no ano passado.
A franquia de publicidade em embalagens de pão tem 72 unidades em 16 estados e imprime 1,8 milhões de sacos por mês. Criada em 2011, a empresa oferece franquias home-based com investimento inicial de 23 mil reais. O faturamento bruto mensal médio é de 13 mil reais, com lucro líquido de até 8 mil reais. O prazo de retorno é de 6 meses.
Criada em 1965, a rede de escolas de idiomas PBF, que hoje pertence ao mesmo grupo da Fisk, conta com 200 unidades e mais de 100 mil alunos. A franquia tem investimento inicial de 33 mil reais e não cobra royalties nem taxa de franquia. As escolas exigem 200 metros quadrados e seis funcionários. O retorno é previsto para até 12 meses.
Com três unidades em operação, a franquia oferece serviços de reformas e reparos. O investimento inicial total é de 25 mil reais, com faturamento previsto para 15 mil reais ao mês, no primeiro ano. Apesar de poder ser instalada em casa, a rede exige três funcionários por unidade. O prazo de retorno é de seis meses.
A franquia da corretora de seguros tem modelos com ponto comercial ou home-based. Em casa, a unidade pode ser montada por 16,5 mil reais. O faturamento médio mensal é de 8 mil reais, com retorno entre 6 e 18 meses.
A franquia, pertencente ao Grupo Zaiom, é especializada em aulas particulares e reforço escolar. Criada em 2008, tem 120 unidades em operação. O investimento inicial é de 15 mil reais, com faturamento mensal médio de 22 mil reais e lucro de até 40%. O prazo de retorno é de 6 a 12 meses.