Exame Logo

11 opções de franquias por até 50 mil reais

De passeio com cachorro a centros de estética, ficou mais fácil ser dono do próprio negócio pagando menos

11 opções de franquias por até 50 mil reais (Getty Image)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 18h33.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h40.

São Paulo - Neste ano, aumentaram as oportunidades no setor de franquias que exigem um investimento mais baixo e que podem ser montadas em casa, por exemplo. As microfranquias, como são chamadas, são ideais para quem quer conciliar o negócio com alguma outra atividade profissional.

Além da experiência prévia dos franqueadores, esse tipo de negócio tem um índice de fechamento baixo, menos de 5% de falência. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano passado, o setor teve um crescimento de 14,7% no faturamento em relação a 2008 e já espera um aumento de 18,7% neste ano.

Confira alguns empreendimentos que exigem investimento inicial de até 50 mil reais. Leia mais sobre franquias
Siga as notícias do site EXAME sobre franquias no Twitter
  • 2. Amigo Computador

    2 /12(Divulgacao)

  • Veja também

    É uma franquia de manutenção de computadores e redes. Hoje, conta com 25 franqueados que trabalham no esquema home-based, ou seja, não é preciso ter uma loja para atender aos clientes.

    Os principais serviços realizados nas franquias são formatação, remoção de vírus, instalação de programas, filtros para internet, intranet e redes.

    O negócio é voltado para atender computadores domésticos, de profissionais liberais, micros, pequenas e médias empresas. O investimento para abrir a franquia é de 20 mil reais e o retorno deve acontecer após 1 ano.
  • 3. BCU Brasil

    3 /12(Divulgacao)

  • O BCU Brasil - Banco de Cordão Umbilical é uma empresa que faz a coleta e o armazenamento do sangue de células-tronco do cordão umbilical. No Brasil desde junho, a rede tem 27 escritórios regionais e está presente em mais de 26 cidades mexicanas.

    A unidade mais recente foi aberta em Bauru, no interior de São Paulo. Apesar de ser um negócio inusitado, o BCU tem atraído a atenção de famosos, como as atrizes Juliana Knust e Giovanna Antonelli, que pretendem usar os serviços da empresa.

    O investimento inicial do negócio é de 25 mil reais e o retorno leva, pelo menos, 1 ano.
  • 4. Dog Relax

    4 /12(Getty Images)

    Da série de serviços inusitados, a Dog Relax oferece boa parte deles para cães e gatos. Esse é o empreendimento mais novo do grupo Zaiom, especializado em franquias home-based e de baixo custo.

    A franquia pretende reunir em um só lugar as necessidades dos donos de animais e oferecer serviços vips para cães e gatos, como passeios, banho e tosa e até um programa de exercícios físicos.

    Em um setor de fatura 23 bilhões por ano, ser passeador de cães custa 20 mil reais e tem retorno do investimento em 1 ano.
  • 5. Dr. Faz Tudo

    5 /12(Getty Images)

    É uma franquia de reforma e manutenção rápida de imóveis. Para ter um negócio como este não é preciso ser um expert em consertos e reparos. É uma opção de franquia para engenheiros, arquitetos, eletricistas e encanadores.

    A franqueadora oferece condições para que o franqueado treine uma equipe especializada para oferecer serviços de elétrica, hidráulica, montagens, alvenaria, pintura, acabamentos, telhados e impermeabilizações, jardinagem e piscinas.

    A rede conta hoje com mais de 100 franqueados pelo Brasil, que atendem, como o nome sugere, a qualquer problema em casas e escritórios.  O investimento mínimo é de 20 mil reais e o prazo de retorno estimado é de 12 meses.

  • 6. Dr. Jardim

    6 /12(Getty Images)

    Este é o tipo de franquia que pode ser montada em casa. O negócio é oferecer serviços de manutenção para jardins e piscinas. Entre as opções, paisagismo, limpeza de piscinas e iluminação de áreas verdes.

    O perfil mais comum entre os franqueados é de  paisagista, agrônomo, arquiteto, biólogo, químico ou técnico agrícola. O custo inicial para ser um franqueado da rede é de 20 mil reais e o retorno do investimento leva ao menos 1 ano.
  • 7. Emagrecentro

    7 /12(Divulgacao)

    Fundada em 1987, a franquia atende o mercado de medicina estética. Hoje são 166 franquias em 22 estados do país, que oferecem tratamentos estéticos desde fitoterapia até  acupuntura auricular e aromaterapia.

    A maior parte dos programas está relacionada com redução de peso, diminuição da gordura localizada e de celulite.

    A meta da rede é ter 50 novas unidades até o fim de 2010. Para um unidade com área mínima de 100 m², o valor do investimento inicial é de 50 mil reais. A rede estima que em seis meses investidor tenha o retorno do dinheiro aplicado. Cada unidade fatura, em média, 25 mil reais por mês.
  • 8. Home Angels

    8 /12(Getty Images)

    É uma das franquias home-based do grupo Zaiom. Os franqueados da Home Angels oferecem serviços de cuidados especiais para idosos, pacientes em recuperação pós-cirúrgica e portadores de síndromes como Alzheimer e Parkinson.

    Além disso, a franquia trabalha com assistência domiciliar a adultos, crianças, gestantes e novas mamães que precisam de ajuda em tarefas do dia-a-dia.

    Hoje são 100 franqueados, entre empreendedores, médicos, enfermeiras e psicólogos, que com 20 mil reais puderam começar o negócio. O retorno do investimento inicial está estimado em 12 meses.
  • 9. Kumon

    9 /12(Divulgacao)

    Em funcionamento há mais de 50 anos, a rede foi criada no Japão e chegou ao Brasil em 1977. No Brasil, são 1599 franquias, que atendem mais de 100 mil alunos.

    Se incluirmos os números da América do Sul, somam-se 1913 unidades em cinco países além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru.

    As aulas de matemática e idiomas ainda atraem mais de 4 milhões de estudantes em 46 países. O franqueado ideal da segunda maior rede em número de franquias no Brasil é aquele que se interessa pelo mercado de educação. O investimento inicial é de 19,6 mil reais e o retorno acontece entre 6 a 18 meses.
  • 10. Petcursos

    10 /12(Divulgacao)

    A rede de escolas de ensino profissionalizantes foi criada em 2003, em Chapecó, Santa Catarina, e está presente também no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e  Distrito Federal.

    No sistema de franquias desde 2005, a rede tem hoje 220 unidades que atendem entre 200 e 600 alunos cada uma. A rede prevê chegar a 300 unidades até o começo de 2011.

    Para abrir uma unidade é preciso desembolsar entre 15 mil e 25 mil reais e o retorno do investimento é estimado entre 6 e 8 meses.
  • 11. The Kids Club

    11 /12(Divulgacao)

    Fundada na Inglaterra, em 1986, pela pedagoga Linda Ellis, a franquia usa um método inglês para ensinar o idioma para crianças a partir de 2 anos.

    Chegou ao Brasil em 1994 e hoje conta com 100 franquias, que atendem 10 mil alunos. No mundo, são 400 franquias em países como a França, Finlândia, Portugal, Coréia e Inglaterra.

    Para fazer parte do empreendimento, o franqueado desembolsa 15 mil reais e tem o retorno do investimento entre 1 e 2 anos depois. No país, 70% dos franqueados trabalham em formato home-based.

  • 12. Tutores

    12 /12(Getty Images)

    Esta é a maior franquia do grupo Zaiom, com 100 franqueados no país. A Tutores oferece serviços de reforço escolar para alunos. Para dar as aulas particulares, o franqueado precisa ser graduado em áreas como pedagogia, letras, história ou matemática.

    Todas as aulas são baseadas no material do aluno, ou seja, o franqueado quase não tem custos com o negócio que pode ser operado em casa mesmo. Segundo a empresa franqueadora, o mercado de aulas particulares tem um público estimado em 45 milhões de alunos no Brasil.

    O investimento inicial exigido é de 20 mil reais e o retorno deve acontecer em 1 ano.
  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoFranquiasPequenas empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame