Exame Logo

11 novas opções de franquias no mercado

Conheça algumas marcas que entraram recentemente para o setor de franquias

Oportunidades para empreendedores (Nilton Rettichie/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.

São Paulo – Termina amanhã, a 21ª edição da ABF Franchising Expo , a feira de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising. Localizado nos pavilhões azul e branco no Expo Center Norte, na capital paulista, o evento espera receber 50 mil visitantes  ao longo de quatro dias. Neste ano, a expectativa é 400 milhões de reais em contratos sejam movimentados após a feira. Ao todo, são 470 expositores expostos em um espaço de 31 mil metros quadrados. Em 2012, 71 marcas são estreantes no evento para empreendedores ou pessoas interessadas em ter o próprio negócio. Confira onze franquias que são novas no mercado de franchising.
  • 2. Arranjos Express

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    A rede Arranjos Express, especializada em consertos de roupas e costura, é uma marca de Portugal e foi fundada em 2003. Todas as lojas da marca são equipadas com máquinas de costuras industriais. A primeira unidade brasileira será aberta no shopping Vila Olímpia, em São Paulo, até o final deste mês. A marca tem 30 unidades em Portugal e a expectativa é de abrir até 35 unidades até o final deste ano em São Paulo e outras capitais brasileiras. O investimento inicial é de 90 mil a 106 mil reais e o prazo estimado de retorno é a partir de oito meses. O faturamento mensal de uma loja em um shopping center é de aproximadamente 60 mil reais e de uma loja de rua o valor é de 25 mil.
  • 3. Alfaias Casa

    3 /12(Divulgação)

  • A marca carioca de produtos de cama, mesa e banho, foi fundada em 1988 e iniciou seu sistema de franquias no final de 2011. Atualmente, tem sete lojas no estado do Rio de Janeiro e em julho inaugurará outras duas lojas no Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro, e na Vila Olímpia, em São Paulo. A expectativa é de fechar 2012 com seis novas franquias. O investimento inicial para uma loja com 60 metros quadrados é de cerca de 200 mil reais, com faturamento estimado de 150 mil a 250 mil reais. O prazo de retorno do capital é estimado entre 24 e 36 meses.
  • 4. MyGloss

    4 /12(Divulgação)

    A MyGloss é uma rede de franquias especializada em acessórios e estreou no franchising neste ano. Atualmente, a marca tem quatro lojas em São Paulo e Campo Grande, sendo que duas são franqueadas. A expectativa da rede é de expandir seus negócios nas principais capitais brasileiras. O investimento mínimo exigido para abrir uma franquia é de 275 mil reais. O prazo de retorno do capital é de 24 meses, em média. As lojas costumam ter entre 30 e 45 metros quadrados e seis funcionários. O faturamento médio mensal de uma unidade é de 70 mil reais.
  • 5. Broune

    5 /12(Divulgação)

    Fundada em 2008, a Brou’ne é uma casa especializada na venda de brownie, cookies e cupcakes e começou a expandir os negócios por meio do franchising no ano passado. Hoje, a marca possui duas unidades próprias e oito franquias e a expectativa é fechar 2012 com 100 lojas, com foco na região Sudeste. Para abrir uma franquia da marca é necessário investir de 113 mil a 290 mil reais. O prazo de retorno é estimado de 24 a 36 meses.
  • 6. Candice Cigar Co.

    6 /12(Divulgação)

    Candice Cigar é uma marca especializada em tabacaria e foi fundada em 1992. Com seis unidades próprias, a expansão dos negócios começou neste ano por meio do franchising. Até o final de 2012, a rede espera chegar a seis unidades franqueadas. O investimento inicial de um quiosque da marca é de 110 mil reais e o modelo de loja custa 250 mil reais. O faturamento médio mensal da rede é de 500 mil reais e o prazo do retorno é de 12 meses.
  • 7. Ensina Mais

    7 /12(Divulgação)

    Ensina Mais é uma rede de educação que oferece aulas de reforço escolar para crianças que cursam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e foi lançada este ano pelo Grupo Prepara. O investimento inicial é de 35 mil reais e o prazo de retorno do capital é de 24 meses. Até o final deste ano a marca pretende abrir 100 unidades.
  • 8. AutoFácil

    8 /12(Divulgação)

    A AutoFácil é uma franquia de revenda de veículos, criada pelos irmãos Lucio e Marcelo Mendonça. A franquia surgiu no começo de 2012 para expandir o negócio que a família já tinha. O investimento inicial na marca inclui taxa de franquia, projeto arquitetônico, marketing, capital de giro e estoque inicial com 12 veículos de 17 mil reais cada. O prazo de retorno é a partir de 18 meses. A expectativa é abrir 10 unidades neste ano e triplicar as franquias em 2013.
  • 9. Camisetas da Hora

    9 /12(Divulgação)

    A Camisetas da Hora é uma loja virtual de camisetas e foi fundada em 2005. Em 2011, criou um sistema de microfranquias em que o empreendedor interessado em comercializar camisetas pode optar em investir em modelos de franquias que custam de 600 a 8 mil reais.  O prazo de retorno depende das vendas do franqueado. A expectativa da marca é de ter até dezembro 1000 franqueados; hoje, são 600.
  • 10. Ponto do Açaí

    10 /12(Divulgação)

    A rede de franquias Açaí no Ponto tem 15 unidades próprias e é especializada em oferecer açaí natural em copos com opções de acompanhamentos como granolas e castanhas. O investimento inicial é de 145 mil a 165 mil reais, no formato de quiosque. A expansão dos negócios por meio de franquias começou este ano e a expectativa é da marca abrir nos próximos meses novas franquias, principalmente no Nordeste
  • 11. Vazoli

    11 /12(Divulgação)

    Vazoli foi fundada em 2008 e é uma rede especializada em oferecer crédito consignado e serviços financeiros. O investimento inicial é de 25 mil reais. O prazo estimado de retorno do capital é de 12 a 24 meses. O franchising da marca começou no ano passado e atualmente a rede possui nove unidades próprias e 34 franquias. Os estados Norte e Nordeste do Brasil são o alvo da expansão dos negócios e a expectativa é chegar a 62 franquias até o final deste ano.
  • 12. Imobiliária Paulo Roberto Leardi

    12 /12(Divulgação)

    A imobiliária Paulo Roberto Leardi tem quase um século de mercado e possui quatro escritórios próprios. Este ano passa a adotar o modelo de franquia e com a expectativa de abrir até o final do ano 18 unidades. Cada franquia será aberta com um time de dez corretores. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 150 mil reais e o prazo de retorno do capital é de 36 meses.
  • Acompanhe tudo sobre:abf-franchising-expoEmpreendedoresEmpreendedorismoFranquiasPequenas empresas
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame