10 opções de quiosques de franquias
Com investimentos mais baixos, os quiosques costumam ser instalados em shoppings e centros de compras
Da Redação
Publicado em 1 de abril de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h40.
São Paulo – Com a escassez de pontos comerciais , os quiosques são uma alternativa para as redes de franquias crescerem. Os investimentos costumam ser mais baixos e os custos também. Por outro lado, o modelo de locação de quiosques em shoppings , por exemplo, pode ser arriscado, já que a maioria dos centros de compra pode requerer o espaço de volta a qualquer momento. Antes de investir, é preciso investigar o local, verificar a rentabilidade do negócio e a exclusividade do território. Veja a seguir dez opções de franquias entre as maiores redes de quiosques do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising.
Com 278 pontos de venda, a Havaianas tem, segundo a ABF, 51 quiosques. Com tamanho de 9 metros quadrados, o investimento nesta modalidade é de 80 mil reais, menos de 30% do investimento em uma loja de 40 metros quadrados. Os valores não incluem o ponto comercial e podem variar de acordo com o local.
A Ambev possui três modelos de quiosque: o Quiosque Chopp Brahma 9m², o Quiosque Chopp Brahma Indoor e o Quiosque Chopp Brahma Street. O modelo de nove metros quadrados representa metade das 201 unidades. O investimento total começa em 80 mil reais e o faturamento médio é de 40 mil reais.
O quiosque é o principal formato da Franquia Mr. Pretzels. Com 6 ou 9 metros quadrados, a franquia costuma ser instalada em shoppings centers. Para ser franqueado, é preciso morar na mesma cidade em que o negócio funciona. O investimento é de 80 mil reais, com retorno entre 18 e 36 meses.
A maior rede de franquias do país é também uma das maiores em quantidade de quiosques. Segundo a empresa, são cerca de 300 lojas neste formato. O capital para começar o negócio é de 75 mil reais, mais 25 mil reais de capital de giro.
A Nutty Bavarian, que comercializa castanhas açucaradas, trabalha apenas com o formato de quiosque. O investimento varia conforme o modelo e o tamanho e vai de 70 mil a 80 mil reais. O retorno do capital pode acontecer entre 4 e 12 meses.
Criada em 1992, a rede de cafeterias aparece como a oitava maior rede de quiosques, segundo a ABF. A empresa diz que são mais de 240 unidades. O investimento começa em 140 mil reais.
A marca de óculos tem, hoje, mais quiosques do que lojas. Segundo a empresa, são 275 franquias no formato reduzido contra 266 lojas tradicionais. Para montar um quiosque da rede, o franqueado desembolsa 140 mil reais.
A franquia de perfumes e cosméticos foi criada com o nome Cazo. Os quiosques da rede custam 67 mil reais, valor 17% mais baixo do que o das lojas. Hoje, são 114 unidades, sendo 57 no formato menor.
A rede de franquias que começou vendendo apenas relógios é hoje especializada também em acessórios, como óculos de sol. A marca tem atualmente 97 unidades. Os quiosques têm investimento inicial a partir de 146 mil reais.
O Bob’s aparece como segunda maior rede de franquias de quiosques do país, com 447 unidades neste formato. Os quiosques representam 47% das franquias da marca. A rede não divulgou o valor de investimento inicial, mas, segundo os dados da ABF, as lojas custam entre 555 mil e 1,3 milhão de reais.
Mais lidas
Mais de PME
Mais na Exame
Future of MoneyBitcoin: será que já chegamos ao topo?