10 novidades apresentadas na ABF Franchising Expo 2013
Veja alguns novos modelos de negócio que chegaram ao mercado de franquias
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h34.
São Paulo – Começou nesta semana, na capital paulista, a maior feira de franquias do mundo, a A BF Franchising Expo 2013. A 22ª edição do evento conta com mais de 470 expositores. O evento é também uma boa oportunidade para os empreendedores que querem investir neste tipo de negócio. Verificar se você tem perfil para ser franqueado de uma marca e fazer um balanço das opções são algumas dicas imperdíveis para interessados em investir em uma franquia. O evento, que acontece até sábado, pode ser uma oportunidade para conhecer modelos de negócios de redes de franquias nacionais e internacionais. Veja novidades e novos modelos de negócios de algumas marcas participantes da feira.
A UZ Games, rede especializada em lojas de videogames, foi fundada em 1984 e começou sua expansão por meio de franquias em 2008. A marca tem 52 unidades e a partir deste ano passa a oferecer o modelo lite, uma versão enxuta da loja tradicional. O objetivo da marca é focar em supermercados, galerias e lojas de rua. O investimento é a partir de 100 mil reais contra os 250 mil reais do modelo tradicional. A taxa de franquia da UZ Games Lite custa 25 mil reais e a área mínima necessária é de 5 metros quadrados. O prazo de retorno é estimado em 24 meses.
Fundada em 2006, no Rio de Janeiro, a rede Koni Store é especializada em culinária japonesa. A marca apresenta um novo modelo para franqueados, voltado para as praças de alimentação de shoppings centers. O investimento inicial é de 445 mil reais, sendo que o modelo tradicional custa a partir de 560 mil reais. A loja de shopping demanda um espaço de 30 metros quadrados; na rua, é necessário pelo menos 80 metros quadrados. A taxa de franquia é a partir de 60 mil reais e o prazo de retorno do capital investido é de 30 a 36 meses. A marca tem 61 unidades e a expectativa é de fechar 2013 com 87 unidades.
A rede de docerias Amor aos Pedaços está lançando um novo modeço de franquia, com 25 metros quadrados. A intenção é expandir a marca para pontos de venda menores, onde não caberia uma loja tradicional de 70 ou 36 metros quadrados. O novo formato terá investimento de 250 mil reais e estará disponível até o final deste ano.
A rede Doutor Resolve é especializada em reparos e reformas e neste ano lançou a marca Doutor Resolve – Serviços de Diaristas, com foco na prestação de serviço de diarista. O investimento inicial é de 55 mil reais, a taxa custa 35 mil reais e o prazo de retorno estimado é de 12 meses. Para abrir uma franquia do novo modelo, o ponto precisa ter uma área de até 60 metros quadrados.
A Lupalupa, rede especializada em óculos, relógios e acessórios, lança nesta edição da feira um novo modelo de franquia: store in store. A marca possui 36 unidades e trabalha com os modelos loja e quiosque. A metragem média necessária para o funcionamento de uma loja é de 25 a 35 metros quadrados e o investimento inicial é de 200 mil reais, sem o valor do ponto comercial. No caso do novo modelo, o totem da marca ocupa um espaço de 0,5 metros quadrados. O custo gira em torno de 6 mil a 8 mil reais e não há taxa inicial de franquia.
O Jin Jin Sushi, rede especializada em comida japonesa, faz parte do Grupo Ornatus, controlador das redes Morana, Balonê, Love Brands e Jin Jin Wok. O novo modelo de negócio da marca é no formato quiosque, cujo investimento inicial é de 130 mil reais. A taxa de franquia custa 18 mil reais e o prazo de retorno do capital investido é de 10 a 20 meses.
A rede de franquia especializada em cervejas especiais, Mr. Beer, foi fundada em 2009. Hoje, a marca está presente em quiosques em shoppings centers. O modelo gourmet da rede oferece degustações orientadas, consultoria e rótulos exclusivos. O investimento inicial é de 250 mil reais, contra os 110 mil reais iniciais necessários para abrir um quiosque. A taxa de franquia é de 30 mil reais e a de publicidade é de 4% do valor das compras. O prazo de retorno do capital investido é de 18 a 26 meses.
A rede MySandwich, especializada em lanches rápidos e sucos, chegou no Brasil no ano passado. O novo modelo da marca, em formato de quiosque, é voltado para locais com muita circulação de pessoas, como mercados e hospitais. O espaço necessário para montar uma franquia é de 14 metros quadrados. O custo estimado é de 120 mil a 180 mil reais. A taxa de franquia é de 18 mil reais e a de royalties é de 6%. O prazo de retorno do investimento é de 12 a 22 meses.
A marca 5àfil, especializada em serviços de costura e customização de roupas, foi criada em 2003 na Europa e faz parte do grupo que opera a rede de lavanderias 5àsec. Chegou ao Brasil em 2010 e possui 33 lojas, a expectativa é de fechar o ano com 50 unidades. O custo inicial para abrir uma franquia da marca é de 150 mil reais, sendo que a taxa custa 30 mil reais. A previsão de retorno do capital investido é de 36 meses.