Exame Logo

YouTube terá centro de criação de vídeos no RJ

Segundo o Google, que detém a rede de vídeos, o espaço funcionará como uma incubadora para inovação e experimentação em vídeo

YouTube: o espaço funcionará como uma incubadora para inovação e experimentação em vídeo (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

Karin Salomão

Publicado em 12 de setembro de 2015 às 08h00.

São Paulo - O YouTube irá inaugurar um espaço no Rio de Janeiro, chamado de YouTube Space, para fortalecer sua presença no país e estimular a criação de vídeos no país, um dos mais importantes para a companhia.

Segundo o Google , que detém a rede de vídeos, o espaço funcionará como uma incubadora para inovação e experimentação em vídeo, com acesso aos equipamentos mais modernos para a criação de vídeos.

Localizado no histórico Porto Maravilha, terá de mais de 2 mil metros quadrados, onde criadores do YouTube poderão colaborar e produzir vídeos.

O espaço deve ficar pronto no final de 2016 e qualquer YouTuber, como são chamados os donos de canais, poderá participar dos eventos e cursos gratuitamente. Canais com mais 2500 assinantes poderão utilizar estúdios de produção sem custo.

No Brasil

O YouTube já possui um centro de engenharia em Belo Horizonte e o Campus São Paulo, inaugurado em outubro de 2014em São Paulo, mais de 1600 criadores usaram o local.

A empresa afirmou que os brasileiros são uma das comunidades mais vibrantes e criativas da rede e que o país está entre os cinco maiores do mundo em consumo de vídeos on-line.

Além disso, quatro cariocas estão entre os dez maiores canais do YouTube em termos de assinantes (Porta dos Fundos, Parafernalha, VenomExtreme e Felipe Neto).

“O YouTube Space é mais uma iniciativa do Google para incentivar a economia colaborativa, a inovação e o empreendedorismo no Brasil”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

Existem instalações do YouTube Space em funcionamento em Los Angeles, Nova York, Londres, Tóquio, São Paulo, Berlim e Mumbai.

Até março de 2015, criadores produziram mais de 10 mil vídeos nos YouTube Spaces, gerando mais de um bilhão de visualizações e mais 70 milhões de horas assistidas.

São Paulo – Empresa dos sonhos de estudantes brasileiros e sucessivamente eleita a melhor para se trabalhar, o Google conta com pouco mais de 20 avaliações de funcionários e ex-funcionários na comunidade de carreiras Love Mondays. A maior parte das opiniões é positiva, 82% dos profissionais recomendam a empresa que, recebe 2 milhões de currículos por ano, no mundo. Cultura, remuneração e benefícios são os fatores que recebem as melhores notas, 4,5 e 4 em uma escala em que 5 é o indicador máximo de satisfação. Qualidade de vida e oportunidades de carreira aparecem com índices de 3,9 e 3,7, respectivamente. Mimos, como a geladeira aberta e as divertidas instalações, têm peso nas opiniões de quem trabalha ou já trabalhou no Google, assim como a qualidade dos profissionais da empresa. Por outro lado, a agressividade das metas, a competitividade e a dificuldade de crescimento são pontos negativos lembrados nas avaliações. Veja, nas fotos, algumas das avaliações que foram publicadas por usuários da Love Mondays:
  • 2. “Você tem que amar o Google”

    2 /13(CLAUDIO PEPPER/Divulgacao)

  • Veja também

    Quem diz: ex-funcionário, saiu em 2013.
    Recomenda a empresa a amigos? Sim.
    Prós: “empresa muito bem estruturada em termos de cultura e RH, o que realmente faz toda a diferença. Ambiente e clima maravilhosos, galera hiper inteligente, discussões ricas e passionais. O crescimento profissional e o pessoal só dependem de você. Além disso, a comida é sensacional e as viagens são incríveis!"
    Contras: “perdeu um pouco da velocidade de empresas de tecnologia de ponta por conta do tamanho da estrutura e de outros processos mais burocráticos”.
  • 3. “Boa empresa, mas não a melhor do mundo”

    3 /13(Divulgação)

  • Quem diz: executivo de contas, ex-funcionário, saiu em 2012
    Recomenda a empresa a amigos: Sim.
    Prós: “ambiente de inovação, descontraído, pessoas de alto nível.”
    Contras: “poucas oportunidades de crescimento profissional e de ser desafiado em diferentes aspectos”.
  • 4. "Edificando e analisando"

    4 /13(Victor Caputo/EXAME.com)

    Quem diz: analista de TI sênior do Google.
    Recomenda a empresa a amigos? Sim.
    Prós: “explorar conhecimentos novos e aplicar métodos de programação inovadores”.
    Contras: “muito esforço, estresse e trabalho sob pressão”.
  • 5. "É a melhor empresa do ramo"

    5 /13(Cláudio Pepper/Divulgação)

    Quem diz: desenvolvedor, ex-funcionário, saiu em 2011
    Recomenda a empresa a amigos? Sim.
    Prós: “ter toda a assistência possível e acesso a novidades”.
    Contras: “não tem nenhum ponto, é uma empresa exemplar”.
  • 6. "Estimulante"

    6 /13(Divulgação)

    Quem diz: estagiário de engenharia de software, ex-funcionário, saiu em 2015.
    Recomenda a empresa a amigo s: Sim.
    Prós: “Bom ambiente de trabalho, colegas receptivos, desafios interessantes”.
    Contras: “distância da sede da empresa nos EUA”.
  • 7. "Muita imagem, pouca qualidade"

    7 /13(Divulgação)

    Quem diz: associado de contas, ex-funcionário, saiu em 2013.
    Recomenda a empresa a amigos: não
    Prós: “benefícios, salário, viagens, brindes e status”.
    Contras: “Falta de transparência, politicagem, demissões sem mérito. Contratam quantidade de funcionários ao invés de qualidade.”
  • 8. "Divirta-se"

    8 /13(Luiz Ushirobira/INFO/EXAME.com)

    Quem diz: ex-funcionário, saiu em 2012.
    Recomenda a empresa a amigos? Sim.
    Prós: “experiência internacional e gente inteligente”.
    Contras: “crescimento de carreira lento e funcionários que reclamam muito de coisas fúteis”.
  • 9. "Empresa patética"

    9 /13(rwentechaney/Flickr)

    Quem diz: especialista online, ex-funcionário.
    Recomenda a empresa a amigos: não.
    Prós: “comida japonesa gratuita; refeições”
    Contras: Remuneração baixa, falta de benefícios (VR, VA), desrespeito à diversidade de opiniões (ou você pensa como a maioria ou você está fora), gestores pouco profissionais.
  • 10. "Achei que seria melhor"

    10 /13(Divulgação)

    Quem diz: gerente de contas.
    Recomenda a empresa a amigos? Não.
    Prós: “viagens, comida e tem muito mais coisas a oferecer para o colaborador”.
    Contras: “Call center de luxo e muito cansativo, com muitas horas de trabalho diário”
  • 11. " Call center de luxo"

    11 /13(Getty Images)

    Quem diz: gerente de contas.
    Recomenda a empresa a amigos? Não.
    Prós: “Comida, bebida, festas e viagens."
    Contras: “SMB  (small business and midsized business) é a área mais de status que existe no Brasil, pessoas não qualificadas atendendo telefone ou ligando proativamente para clientes gastarem cada vez  mais dinheiro no Google e em troca escutam do gerenciamento que estão ajudando a mudar o mundo. Gerentes são pessoas totalmente desqualificadas que não durariam duas semanas em qualquer empresa Tier 1. São incompetentes e plantam o comportamento de incompetentes, totalmente não sustentável. Além de tudo você ganha muito mal."
  • 12. "É, sim, tudo que falam e mais"

    12 /13(Victor Caputo/EXAME.com)

    Quem diz: estagiário.
    Recomenda a empresa a amigos: Sim.
    Prós: "é uma empresa muito aberta, todo o mundo troca ideias o tempo todo e isso é super incentivado. Além disso, é muito legal você ter esse contato global, por que é um gigante da internet e você consegue se sentir perto de todo o mundo. É um lugar que se preocupa muito com o funcionário, e não só no sentido de dar comida aos montes, sala de rede pra descansar, e, sim, oferecendo cursos, workshops, possibilidades de trabalhar fora, job rotation, tudo pra te transformar cada vez mais num profissional valioso e mais preparado. A empresa realmente investe em você. Especialmente pra estagiários, os gerentes todos mostram muita preocupação em garantir que você tenha perspectiva, que seja acompanhado, tenha feedback, plano de carreira. É, inclusive, empresa aberta a novas opiniões, e um lugar delicioso de trabalhar."
    Contras: "pode ser bem alarmante no começo, especialmente considerando a quantidade absurda de informações e a velocidade em que as coisas mudam. Existe bastante competitividade e as metas são bem agressivas, a cobrança não é brincadeira. Mesmo você batendo a meta, ainda tem a cobrança de bater em 120, 130, 140%... Além disso, existe uma desorganização institucionalizada, por causa da quantidade de informações."
  • 13. Agora, veja relatos sobre o ambiente de trabalho na Amazon

    13 /13(Andrew Harrer/Bloomberg)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEscritóriosGoogleSedes de empresasTecnologia da informaçãoYouTube

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame