Web Summit 2022: startups brasileiras têm até hoje para se inscrever no festival de inovação europeu
Pequenas empresas de tecnologia interessadas em levar seus negócios para exposição em Lisboa e participar do programa de apoio à internacionalização têm até esta quarta para participar do processo seletivo da Apex
Maria Clara Dias
Publicado em 10 de agosto de 2022 às 06h00.
Última atualização em 10 de agosto de 2022 às 09h27.
Acaba nesta quarta-feira, 10, o prazo de inscrição para startups brasileiras que desejam participar do Web Summit 2022, festival de inovação que acontece em novembro em Lisboa, Portugal. Até o final do dia, empresas ainda podem preencher suas candidaturas para participar do processo seletivo envolvendo startups que desejam internacionalizar seus negócios ou que desejam ser expositoras no evento.
A seleção será conduzida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com Sebrae, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Softex, com o apoio de outras instituições brasileiras.
A proposta é ajudar pequenos negócios brasileiros a ganhar suas primeiras raízes fora do país, além de encontrar empresas com potencial de crescimento que possam compor a delegação brasileira no evento. Desde 2017, o programa seleciona cerca de 20 empresas anualmente. Este ano, deve levar até 60 startups para exposição e até 40 como participantes.
Benefícios para as startups selecionadas
Além da ida presencial e a participação na comitiva brasileira no evento, as empresas selecionadas também terão acesso a uma série de conteúdos sobre internacionalização de negócios e vendas no mercado internacional. A participação na comitiva brasileira assegura:
- Ingressos para o Web Summit 2022;
- Ingresso do portfólio de negócios e startups Apex-Brasil no Web Summit 2022;
- Trilhas de capacitação e de atração de investimentos;
- Eventos exclusivos em Lisboa;
- Oportunidades de Networking;
- Apoio para os planos de internacionalização.
Como se inscrever
Podem participar do processo seletivo empresas de base tecnológica, com soluções escaláveis e com potencial de abertura de operação em Portugal ou na Europa. As empresas inscritas serão avaliadas pelos organizadores. Para se inscrever, basta acessar o site da iniciativa.
O que é o Web Summit?
Criado em Dublin em 2009, o Web Summit é um dos mais tradicionais festivais de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo — e o principal da Europa. Suspenso em 2020 devido à pandemia de covid-19, o evento foi retomado no ano seguinte, mas apenas em 2022 deve dispensar protocolos que ainda serviam de barreiras para grande parte dos eventos abertos ao grande público.
O entusiasmo em torno do festival europeu acompanha o momento de recuperação do setor de eventos, com destaque para os festivais de inovação e empreendedorismo. Em 2022, o South by Southwest (SXSW), dos Estados Unidos, considerado o maior evento de inovação global, também ganhou uma edição presencial depois de um hiato de dois anos. Em 2019, em sua última edição antes da pandemia, o evento reuniu mais de 400.000 pessoas.
Quando acontece o Web Summit 2022?
A edição deste ano acontecerá em os dias 1 e 4 de novembro, na cidade de Lisboa, capital de Portugal.