Negócios

Volks produzirá em São Bernardo novo modelo para exportação

São Paulo, 14 de abril (Portal EXAME) A fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) venceu a concorrência internacional para fabricação do projeto VW-249, que vem sendo chamado extra-oficialmente de Tupi. A unidade brasileira disputava com outras fábricas em Portugal, Espanha e Eslováquia a fabricação do novo modelo para exportação, que deve ter […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

São Paulo, 14 de abril (Portal EXAME) A fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) venceu a concorrência internacional para fabricação do projeto VW-249, que vem sendo chamado extra-oficialmente de Tupi. A unidade brasileira disputava com outras fábricas em Portugal, Espanha e Eslováquia a fabricação do novo modelo para exportação, que deve ter início em 2005.

O novo carro mundial da montadora alemã foi integralmente projetado no Brasil e será produzido apenas aqui. Os modelos destinados ao mercado interno serão fabricados na unidade em São José dos Pinhais (PR).

Segundo a empresa, para atingir as metas de competitividade exigidas com relação a custos, foi decidido, em assembléia com o sindicato dos trabalhadores, a terceirização da ala de peças e acessórios da linha de montagem. Os cerca de 1.500 funcionários do setor serão transferidos para outras áreas, já que há um acordo coletivo entre a empresa e os funcionários, assinado em novembro de 2001, garantindo estabilidade no emprego.

Segundo o presidente da Volkswagen no Brasil, Paul Fleming, "o projeto poderá qualificar globalmente a fábrica Nova Anchieta como uma unidade exportadora e habilitá-la para outros novos projetos." Se isso vier efetivamente a se concretizar, de acordo com Fleming, parte dos fornecedores mundiais da Volks também devem passar a se instalar no país.

O novo carro será um modelo intermediário entre o Gol e o Pólo. A princípio o modelo será destinado ao mercado europeu, seguindo os padrões de segurança e emissão de poluentes estabelecidos pela União Européia. Ele também deve ser exportado para a Ásia, cujas vendas estão em processo de negociação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame