Negócios

Vendas da MRV aumentam, com baixa competição e crédito

A MRV Engenharia encerrou o quarto trimestre com vendas maiores, devido às condições favoráveis de crédito e um quadro de concorrência ainda baixa


	Funcionários da MRV: mas os lançamentos da empresa caíram 10% na comparação anual
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Funcionários da MRV: mas os lançamentos da empresa caíram 10% na comparação anual (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 17h36.

Rio de Janeiro - A MRV Engenharia encerrou o quarto trimestre com vendas maiores, devido às condições favoráveis de crédito no segmento de imóveis econômicos aliadas a um quadro de concorrência ainda baixa no setor, mas os lançamentos da empresa caíram 10 por cento na comparação anual.

"O segmento econômico é mais resiliente. O consumidor compra muito mais por necessidade e o crédito no Minha Casa Minha Vida (programa habitacional do governo federal) continua funcionando", disse à Reuters o copresidente da companhia, Rafael Menin.

As vendas contratadas da MRV cresceram 20,5 por cento no quarto trimestre, na comparação anual, para 1,5 bilhão de reais, o que corresponde a 9.927 unidades, informou a construtora e incorporadora mineira nesta quarta-feira. No trimestre, as vendas em São Paulo representaram 39 por cento do total, seguidas pelo Rio de Janeiro (13 por cento) e Minas Gerais (12 por cento).

No quarto trimestre, a chamada venda simultânea, implantada no final de 2013 e que condiciona a venda de imóveis à aprovação do crédito pelo banco para o cliente, representou 77,8 por cento das vendas contratadas. No ano, as vendas da MRV subiram 17,9 por cento, encerrando 2014 em 6 bilhões de reais.

No quarto trimestre, São Paulo ficou com 44 por cento dos lançamentos e o Rio de Janeiro com 16 por cento. A empresa também teve novos empreendimentos em Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

No ano, os lançamentos atingiram 4,3 bilhões de reais, um avanço de 23,3 por cento, informou a MRV.

Os lançamentos entre outubro e dezembro foram de 1,2 bilhão de reais, recuo de 10 por cento ano a ano, mas crescimento de 30,6 por cento sobre o trimestre anterior.

Segundo Menin, os lançamentos e vendas da MRV estão equilibrados. A empresa ainda não divulgou o estoque de imóveis no quarto trimestre. Ao final de setembro, a MRV detinha aproximadamente três trimestres de vendas em estoque.

O inventário de unidades concluídas era de cerca de 11 dias do volume de vendas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMRVImóveisVendasConstrução civil

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo