Vale retira 33 pessoas de mina no Canadá; resgate deve terminar ainda hoje
No domingo, 39 empregados não puderam sair da mina devido a danos no eixo que abriga o meio de transporte (espécie de elevador) entre a superfície e o subsolo
Victor Sena
Publicado em 28 de setembro de 2021 às 08h46.
Última atualização em 28 de setembro de 2021 às 12h11.
Trinta e três funcionários da Vale no Canadá, que ficaram presos na mina Totten em Sudbury, Ontário, já foram resgatados pela companhia até o início desta manhã.
No domingo à noite, eles começaram a chegar à superfície por meio de um sistema de escada de saída secundária.
“Agradecemos aos empregados afetados por sua paciência e perseverança e às equipes de resgate de minas por sua dedicação e apoio incansáveis”, disse Gord Gilpin, Chefe de Operações de Mineração das Operações da Vale em Ontário. “Este tem sido um esforço de equipe incrível.”
Os demais empregados devem chegar à superfície ainda nesta manhã. Os que já voltaram à superfície estão saudáveis e estão ansiosos para voltar para casa.
A saída dos empregados está sendo apoiada pela equipe de resgate de minas da Vale e pela Ontario Mine Rescue.
A Vale tem operações em quatro localidades no Canadá: duas em Ontario, uma em Manitoba e uma em Wales. A mina Totten, em Sudburry, Ontario, tem foco na extração de níquel, mas também há produção de cobre.
No momento, a produção está temporariamente suspensa e a empresa afirma que está avaliando as medidas necessárias para retomada da produção.
Neste domingo, a empresa informou também que todos os 39 funcionários estavam sem ferimentos, com acesso à agua e à comida