Negócios

Usina pagará indenização por dar cheques sem fundo

Segundo decisão proferida nesta semana, além de arcar com a indenização, a usina não poderá mais efetuar com cheque de terceiros o pagamento dos funcionários


	Cheques sem fundo: muitos funcionários trocaram o cheque no comércio e tiveram problemas quando ele voltou por falta de fundos
 (ARQUIVO)

Cheques sem fundo: muitos funcionários trocaram o cheque no comércio e tiveram problemas quando ele voltou por falta de fundos (ARQUIVO)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 17h03.

Franca (SP) - A Usina Maringá, de Araraquara (SP), terá que pagar indenização de R$ 1 milhão por dar cheques sem fundo a 80 funcionários.

Isso teria ocorrido no final da safra passada e foi objeto de ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, que acionou a Justiça em abril deste ano.

De acordo com a decisão proferida nesta semana, além de arcar com a indenização, a usina não poderá mais efetuar com cheque de terceiros o pagamento dos funcionários. E não poderá fazer qualquer tipo de pagamento aos seus sócios e diretores quando houver débitos trabalhistas pendentes.

Segundo a denúncia feita pelo procurador Rafael de Araújo Gomes, uma empresa terceirizada teria sido criada para contratar os funcionários, distanciando a usina de responsabilidades. Muitos funcionários trocaram o cheque no comércio e tiveram problemas quando ele voltou por falta de fundos.

A decisão é 3ª Vara do Trabalho de Araraquara (SP) e ainda cabe recurso. A reportagem tentou, sem sucesso, por várias vezes entrar em contato com a usina. Em audiência na Justiça, a empresa alegou que passa por dificuldades financeiras, o que levou a esta situação.

Acompanhe tudo sobre:meios-de-pagamentoIndenizaçõesUsinas

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo