Exame Logo

Usiminas vai incorporar a Cosipa

Em comunicado, siderúrgica afirma que operação visa a desenvolver as atividades das empresas, além de reduzir custos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A administração da Usiminas anunciou, nesta quinta-feira (15/04), a incorporação integral da Cosipa. Em decorrência, a subsidiária será extinta e suas ações serão substituídas, no patrimônio líquido da Usiminas, pelos ativos e compromissos atualmente em nome da Cosipa. A operação não deve motivar a emissão de novas ações, nem vai alterar o capital social ou o estatuto da Usiminas. O capital social da Cosipa é de 1,907 bilhão de reais, dividido em 100 milhões de ações, sendo 33,333 milhões de ordinárias e 66,667 milhões de preferenciais.

Em comunicado oficial, a Usiminas afirma que a medida é o melhor caminho para permitir o pleno desenvolvimento das atividades e da gestão das companhias, a redução de custos e a melhoria de recursos humanos e financeiros. O custo da operação gira em torno de 300 000 reais, incluídas as despesas com publicações, elaboração dos laudos e honorários de avaliadores, consultores e advogados.

Veja também

A medida não será submetida à aprovação por autoridades reguladoras ou de defesa da concorrência brasileiras ou estrangeiras, já que a Usiminas detém a totalidade das ações em que se divide o capital da Cosipa.

Às 14h28, as ações preferenciais da Usiminas (USIM5, sem direito a voto) subiam 3,45%, negociadas a 32,38 reais – a quinta maior alta da sessão. No mesmo instante, o Ibovespa registrava alta de 0,98%, aos 45.715 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame