Usiminas criará nova empresa de mineração e logística
Companhia siderúrgica pretende listar novo negócio na Bolsa de Valores

Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
SÃO PAULO - A Usiminas anunciou nesta quinta-feira (25/02) que vai separar os seus ativos de mineração de ferro e logística, para criar uma nova empresa. O objetivo é iniciar uma operação responsável por cuidar das áreas de ferrovia, mineração e porto.
Para viabilizar esse projeto, a companhia buscará novos parceiros estratégicos no setor, que estejam interessados em se tornar sócios minoritários. O grupo siderúrgico considera preparar o seu novo negócio para abrir capital na Bolsa de Valores.
A Usiminas está seguindo o exemplo da sua concorrente Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que no ano passado segregou os ativos de minério de ferro e logística para criar uma única empresa. Com o surgimento de uma nova operação, que unirá dois de seus ativos, a Usiminas pretende maximizar as sinergias das suas atividades para se expandir no setor em que atua.
O mercado financeiro teve reações positivas depois que a Usiminas divulgou na tarde desta quinta-feira a compra de fatias em empresas de construção Codeme e Metform. Às 17h05, as ações ordinárias da companhia (USIM3, com direito a voto) registravam alta de 5,49%, para 49,58 reais.
Mais lidas
Mais de Negócios
Documentário “Moldados como Aço” traz a trajetória centenária da GerdauEles faturam milhões ao cortar um dos maiores gastos das empresas brasileirasEla gastou 'quase tudo' em bolsas de luxo – mas fez disso um negócio que rende US$ 9 milhõesEle vendeu sua empresa para a Adobe – mas começou cheio de dívidas e só com US$ 17 mil