Negócios

Unilever vende Doriana, Delicata e Claybom à Perdigão

Empresas também formarão joint-venture que terá licenciamento da Becel e será focada em produtos saudáveis

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Unilever vendeu à Perdigão as marcas de margarina Doriana, Delicata e Claybom, além dos equipamentos usados na fabricação dos produtos destas marcas, instalados em Valinhos, interior de São Paulo. O negócio, antecipado por EXAME, foi fechado por 77 milhões de reais. Além disso, as duas companhias anunciaram também a criação de uma joint-venture para gerir em conjunto duas marcas da Unilever, Becel e Becel ProActiv.

Segundo comunicado ao mercado, a Perdigão tem como prioridade em seu plano de expansão crescer no mercado de margarinas. Nesse segmento, a empresa já possui contrato de prestação de serviços com uma cooperativa paranaense para a fabricação de produtos com as marcas Borella e Turma da Mônica. Os produtos das três marcas que serão incorporadas ao portfólio continuarão sendo fabricados na atual fábrica da Unilever, de Valinhos. "Informações sobre as políticas de preços, de distribuição, de gerenciamento e posicionamento das marcas Doriana, Claybom e Delicata serão oportunamente comunicadas ao mercado pela Perdigão", afirma a companhia no comunicado.

Já as marcas Becel e Becel ProActiv passarão a ser geridas pela companhia formada em conjunto por Unilever e Perdigão. Essa joint-venture também identificará novos negócios para as duas marcas e disponibilizará no mercado "produtos com alto valor agregado e destinados principalmente a consumidores que se preocupam com a saúde do coração", segundo a Perdigão. A Unilever se responsabilizará pelo licenciamento das marcas para a nova empresa, e por pesquisa, inovação e marketing de novos alimentos saudáveis, enquanto a Perdigão fornecerá a estrutura de produção, vendas e distribuição dos produtos, aproveitando uma rede que atinge mais de 84 mil pontos de venda no país.

Apesar de a Becel ser uma marca global, o acordo está restrito ao Brasil, onde ela lidera o segmento de produtos voltados para a saúde do coração. Segundo a nota emitida pela Perdigão, o contrato "permitirá a Unilever focar ainda mais na marca Becel, ampliando as alternativas de seu crescimento ao concentrar esforços e recursos em atividades como desenvolvimento, inovação e comunicação".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Após prometer fortuna a jardineiro, herdeiro da Hermès diz que dinheiro 'sumiu'

Segmento de distribuição de energia elétrica irá investir R$ 52 bilhões em modernização até 2027

Do café a ouro branco: A empresa baiana que aposta no açúcar e busca faturar R$ 500 milhões em 2024

Com BYD e Huawei, cresce presença de marcas chinesas em Dubai

Mais na Exame