Negócios

Toyota vai abandonar F-1 em 2010

A montadora japonesa deixou a competição para conter gastos e focar no comércio de carros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A montadora Toyota Motor anunciou nesta quarta-feira (04/11) que vai deixar a Fórmula 1, o principal evento automobilístico do mundo, segundo informou o jornal The Wall Street Journal (WSJ). A companhia japonesa afirmou em comunicado que a decisão reflete o atual momento de crise econômica.

A Toyota foi bastante impactada pelo enfraquecimento das vendas de carros nos Estados Unidos e em outros importantes mercados. Somente em setembro, as vendas da montadora japonesa para os americanos caíram 16%, totalizando pouco mais de 126.000 unidades. O recuo também afetou outras companhias, como a General Motors, cujas vendas despencaram 45%. Para cortar despesas, a Toyota optou por sair da Fórmula 1, que custa centenas de milhões de dólares por ano. Segundo a montadora, o principal objetivo agora é focar em seu principal negócio: a venda de automóveis.

De acordo com o WSJ, a notícia é vista como um golpe para o futuro da corrida, que nos últimos meses assistiu à saída das equipes BMW AG e da Honda Motor Co. da competição também por motivos econômicos.

Além disso, a Fórmula 1 também tem sido vítima de fortes brigas internas, o que tem prejudicado a sua imagem e credibilidade.

Apesar da pouca notoriedade nos Estados Unidos, o esporte se consagrou como a principal competição automobilística do mundo, gerando audiência televisiva e patrocínios da Ásia, Oriente Médio e Europa.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame