Negócios

Toyota investirá R$1 bi em nova fábrica de motores em SP

Com previsão de conclusão no segundo semestre de 2015, a estimativa inicial é que a base gere entre 600 e 700 empregos

O interior tem materiais simples, como todo popular, e painel em posição central  (Divulgação)

O interior tem materiais simples, como todo popular, e painel em posição central (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 17h16.

São Paulo - A Toyota anunciou nesta quarta-feira a construção de uma fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, com investimento de cerca de 1 bilhão de reais, às vésperas da inauguração de uma nova unidade para produção de veículos em Sorocaba (SP).

Com previsão de conclusão no segundo semestre de 2015 e estimativa inicial de gerar entre 600 e 700 empregos, a fábrica em Porto Feliz irá produzir motores para os modelos Corolla e Etios, este último a ser fabricado na nova unidade em Sorocaba, que recebeu investimento de 600 milhões de dólares e será inaugurada na quinta-feira.

"Decidimos abrir uma fábrica nova de motores que vai fornecer para o Etios e o Corolla", disse o presidente-executivo da Toyota, Akio Toyoda. "Com a nacionalização desse motor, o índice de nacionalização tanto do Etios quanto do Corolla saltará de 65 para 85 por cento".

O Etios colocará a Toyota na disputa pelo concorrido segmento de veículos compactos brasileiro. O segmento já tem entre os principais nomes Fiat, Volkswagen e General Motors, que estão renovando suas linhas de modelos em um momento em que novas montadoras como a chinesa Chery e a japonesa Suzuki constroem fábricas no Brasil.

Até a construção da fábrica em Sorocaba, a Toyota produzia no Brasil apenas um modelo, o sedã Corolla, montado em fábrica em Indaiatuba, também no interior de São Paulo, desde 1998. O modelo acumula vendas de 31,8 mil unidades entre janeiro e julho deste ano, ante 28,5 mil no mesmo período de 2011.

Segundo dados da associação brasileira de concessionárias de veículos, Fenabrave, a Toyota ocupa a oitava posição no ranking de vendas de automóveis e comerciais leves de 2012 acumulado até julho, com participação de 2,78 por cento dos licenciamentos no país.

A empresa está atrás da também japonesa Nissan, que tem 3,5 por cento do mercado e anunciou no ano passado construção de fábrica no Rio de Janeiro em investimentos de 1,5 bilhão de dólares para dobrar sua participação no país até 2016.

Acompanhe tudo sobre:Autoindústriacidades-brasileirasEmpresasEmpresas japonesasIndústriaMetrópoles globaisMontadorassao-pauloToyota

Mais de Negócios

Startup de Goiânia cria robôs do zero para iFood e Volkswagen

Do papel aos móveis: como esta empresa do Paraná planeja faturar R$ 1 bi vendendo produtos químicos

Escola bilíngue de excelência: a proposta da Start Anglo para formar os cidadãos do futuro

De novas fábricas a uma agência de desenvolvimento: os planos de Eduardo Leite para reerguer o RS