Petrobras: funcionários da estatal estão em greve desde o início do mês de fevereiro (Sergio Moraes/Reuters)
Agência O Globo
Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 15h00.
Rio de Janeiro — A Petrobras decidiu antecipar 30% do valor relativo ao pagamento do Prêmio por Performance (PPP) 2019. A medida está sendo vista como uma forma de a companhia por fim à greve dos petroleiros, que já dura 18 dias. Só terá direito a receber a antecipação os empregados que estiverem na ativa.
Nesta terça-feira, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que vai recorrer da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que declarou o movimento ilegal, e que manterá a orientação de greve.
Em comunicado enviado no último dia 12 a seus empregados pelo sistema interno de comunicação, a Petrobras informa que pagará no próximo dia 28 a antecipação de parte do pagamento da PPP, que somente seria pago no dia 29 de maio.
No comunicado, a Petrobras ressalta que a medida é "em reconhecimento aos empregados que têm trabalhado para garantir a realização das atividades normais da companhia desde 1º de fevereiro", dia em que a paralisação teve início.
O PPP é um sistema que premia por meritocracia os empregados e que substituiu a antiga Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O depósito relativo ao adiantamento de 20% será feito na sexta-feira da semana que vem, logo após o carnaval. O contracheque específico estará disponível no próximo dia 22.
De acordo com a companhia, a quitação do PPP 2019 a todos os empregados será feita no dia 29 de maio próximo, após a realização da Assembleia Geral Ordinária, que trata dos resultados da companhia no ano passado, conforme ditam as regras do programa e após a avaliação de cumprimento de metas e desempenho individual.