Negócios

Telefonica lança aluguel de estrutura de TI para microempresas

Nova versão de sistema existente desde abril permitirá assinatura para clientes com dificuldade de comprovar renda

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Com a expectativa de ampliar a base de clientes corporativos, a Telefonica lançou nesta segunda-feira (10/09) o piloto da segunda versão do Posto Telefonico, pacote que existe desde abril e funciona como uma locação de estrutura de informática, para micro e pequenas empresas.

A companhia oferecerá, nesta primeira fase, 100 assinaturas do serviço, no qual estão inclusos o uso de computadores, banda larga, manutenção e suporte técnico, em troca de uma mensalidade. A diferença da segunda versão para a que já existe é a aplicação, por parte da própria Telefonica, de uma tecnologia da Microsoft batizada de FlexGo. Ela dará à operadora a possibilidade de controlar remotamente os serviços e, com isso, ter mais flexibilidade para ligar ou desligar o sistema, conforme a demanda do consumidor.

Segundo a Telefonica, a tecnologia FlexGo torna economicamente viável oferecer o pacote a micro e pequenas empresas que não podiam recorrer à assinatura comum, por causa de dificuldades como comprovação de renda.

A nova operação é mais segura para a operadora porque a cobrança pelo serviço funcionará como no caso do celular pré-pago: o pequeno empresário pagará uma taxa fixa mensal para usar o serviço e, no mês em que não puder ou não quiser pagar, a operadora desabilita o estrutura, até que o usuário pague novamente a taxa.

Embora nesse sentido a segunda versão seja apontada pela multinacional como mais acessível, o preço da assinatura será de no mínimo 170 reais mensais, acima do pacote básico oferecido desde abril, sem a tecnologia FlexGo.

A diferença de preço justifica-se, segundo a companhia, pelas características do pacote, semelhantes à assinatura intermediária da primeira versão - a tela do monitor "alugado" é de LCD e o computador apresenta configurações mais potentes, por exemplo.

Além disso, as vantagens de recorrer a um pacote como esse são a facilidade de centralizar toda a estrutura de informática num único prestador de serviços e de poder contar imediatamente com os computadores, sem precisar reunir o capital que seria exigido para comprar os equipamentos.

A operação em larga escala da segunda versão do Posto Telefonico estreará no início de 2008. Para tentar obter um dos pacotes pilotos do serviço, o cliente deve entrar em contato com o atendimento telefônico da empresa, pelo número 0800-508-0015.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame