Negócios

TAM ganha participação de mercado, e ações disparam

Outra empresa que avançou em março foi a Azul; Gol perde espaço para rivais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a TAM ganhou participação de mercado em linhas internacionais no último mês. A empresa foi responsável por 86,8% dos voos ao exterior em março, frente aos 85,1% em fevereiro.

A participação em voos domésticos teve leve queda, passando de 49,8% para 49,3% na mesma comparação. Um dos motivos da perda de mercado foi o crescimento da recém-criada Azul, que elevou sua participação de 1,7% para 2,2% do mercado.

A perda do mercado interno, porém, não impediu que os papéis da TAM ganhassem um grande impulso nesta sessão. A valorização de 10,99% de suas preferenciais (TAMM4) foi a maior alta do Ibovespa e fez com que as ações fechassem negociadas a 16,76 reais.

A concorrente Varig-Gol, por outro lado, viu sua fatia de mercado de linhas internacionais contrair de 14,7% para 13,1%. Uma retração também foi apontada pela Anac nos voos domésticos: sua participação passou de 40,2% para 39,5%.

Ainda assim, certo otimismo frente ao setor garantiu alta de 4,68% aos papéis da GOL (GOLL4), que fecharam cotados a 7,38 reais por ação preferencial.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Mais na Exame