SulAmérica tem resultado maior que o esperado, diz corretora
Receitas não-recorrentes favoreceram a seguradora no segundo trimestre
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
São Paulo - Os principais resultados da SulAmérica foram ligeiramente maiores do que o esperado, segundo relatório da consultoria Raymond James elaborado por Guilherme Assis e Daniela Bretthauer. "O resultado operacional melhor que o esperado foi compensado por menores ganhos financeiros", afirma o relatório.
Os resultados do trimestre foram afetados por dois eventos não-recorrentes: a venda de sua parte da BrasilVeículos e da sede em São Paulo. Apesar de serem eventos únicos, essas receitas não-recorrentes serão utilizadas para calcular os dividendos de 2010, segundo os analistas.
A SulAmérica Seguros encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de 52 milhões de reais - queda de 37,7% em relação ao mesmo trimestre de 2009. No semestre, o lucro líquido recorrente acumulado foi de 137,4 milhões de reais - queda de 24,7% em relação ao mesmo semestre de 2009.
No segundo trimestre, a rentabilidade anualizada do patrimônio atingiu 8,0%. No semestre, ela foi 10,7%, em bases recorrentes. A empresa encerra o período com total de ativos de 11,1 bilhões de reais.
Os prêmios de seguros totalizaram 2 bilhões de reais no segundo trimestre. Isso significa um crescimento de 9,4%. Na comparação entre o primeiro semestre e o mesmo período de 2009, o crescimento foi de 10%, e o valor total, em 2010, foi de 3,9 bilhões de reais.
Os prêmios de seguro saúde aumentaram 15,7% no segundo trimestre, em relação ao mesmo de 2009, atingindo 1,3 bilhão de reais no período. Prêmios de seguros de automóveis cresceram também 15,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo de 2009. A frota segurada atingiu mais de 1,2 milhão de veículos. "O crescimento de prêmios da SulAmérica foi robusto", segundo o relatório da Raymond James.
No segundo trimestre, o resultado dos investimentos totalizou 95 milhões de reais. No primeiro semestre, o resultado dos investimentos totaliza 196,7 milhões de reais. As despesas administrativas somaram 353 milhões de reais no primeiro semestre. O valor é 6,0% superior ao de igual período de 2009. O índice de despesas administrativas no primeiro semestre. Ele ficou em 9,3% dos prêmios retidos no período.