Negócios

Steve Ballmer anuncia saída presidência da Microsoft

CEO da companhia de Bill Gates afirmou hoje que se aposenta dentro de um ano

Steve Ballmer, CEO da Microsoft: durante sua gestão, companhia lançou produtos como o Windows 8 e o Xbox, mas não inovou em smartphones e tablets  (Divulgação)

Steve Ballmer, CEO da Microsoft: durante sua gestão, companhia lançou produtos como o Windows 8 e o Xbox, mas não inovou em smartphones e tablets (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2013 às 13h35.

São Paulo – Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, anunciou hoje a sua saída da companhia dentro de 12 meses. Nesse período, uma comissão formada por Bill Gates e outros executivos deve escolher um novo CEO para a companhia.

Após o anúncio da saída do executivo, as ações da empresa valorizaram cerca de 9%. De acordo com a Reuters, a Microsoft teria contratado a Heidrick & Struggles para ajudar na escolha do novo executivo – que tanto pode fazer parte dos quadros da companhia quanto ser de fora.

Desde julho, a empresa vem passando por uma reestruturação focada no reposicionamento da marca como fornecedora de novos dispositivos.

Três décadas de transformações

Há 33 anos na Microsoft, Ballmer foi vice-presidente das áreas de vendas e suporte, sistemas de software e marketing antes de assumir a presidência executiva no ano 2000.

Durante a sua gestão, a companhia lançou produtos importantes como o Windows 8, o Bing e o Xbox. No mesmo período, porém, as ações da empresa perderam 45% do valor e rivais como Apple e Google emergiram como protagonistas no novo cenário dos tablets e smartphones.

No comunicado interno sobre sua saída, Ballmer destacou as transformações que presenciou dentro da Microsoft. Quando ele entrou lá em 1980, a companhia com cerca de 30 funcionários faturava cerca de 7,5 milhões de dólares por mês. Hoje, mais de 100 mil pessoas trabalham na empresa com faturamento de 78 bilhões de dólares.

"Eu me orgulho de ter tido um papel nesse sucesso e ter me doado 100% emocionalmente durante todo esse tempo", afirmou Ballmer no texto disponibilizado em inglês pelo site The Verge.

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftPersonalidadesSteve BallmerTecnologia da informação

Mais de Negócios

Rivais do salmão: pescados da Amazônia ganham espaço em restaurantes badalados do eixo Rio-SP

"Não foi só chuva. Foi um dilúvio que muda até a geografia do RS", diz Pedro Bartelle, da Vulcabras

Dona da InfinitePay, CloudWalk levanta R$ 1,6 bilhão para expandir oferta de crédito a PMEs

Além da sala de aula: Sestini quer ser referência em viagens e faturar mais de R$ 200 milhões

Mais na Exame