Invest

Boleto atrasado nunca mais: até que horas pode pagar contas pela online no dia do vencimento?

Entenda os limites de horário dessas transações e veja como você pode evitar esquecimentos, que irão acarretar multa e juros

Pagamento via boleto: Segundo a Febraban, é o 4º meio mais utilizado pelos brasileiros para pagamentos de contas em geral. Em 2023, 4,2 bilhões de transações foram realizadas com boleto em 2023, totalizando 5,8 trilhões de reais. (wagnerokasaki/Getty Images)

Pagamento via boleto: Segundo a Febraban, é o 4º meio mais utilizado pelos brasileiros para pagamentos de contas em geral. Em 2023, 4,2 bilhões de transações foram realizadas com boleto em 2023, totalizando 5,8 trilhões de reais. (wagnerokasaki/Getty Images)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 21 de maio de 2024 às 10h30.

Última atualização em 25 de junho de 2024 às 16h14.

Provavelmente já aconteceu com você: um boleto vencia em uma determinada data, só se lembrou à noite e, quando tentou efetuar o pagamento, o app do banco não permitiu devido ao horário. E lá foi você quitar a conta com multa por atraso no dia seguinte. Porém, em outra ocasião, fez a mesma coisa, no mesmo horário, com uma fatura diferente e o processo deu certo.

Qual é, então, a regra quanto ao horário para pagar boletos pela internet? Na verdade, a resposta é: varia. Cada instituição financeira determina o seu limite de horário para pagamento de boletos na data do vencimento. Por isso, alguns podem ser pagos até as 21h e outros até as 22h, por exemplo. 

A única norma geral, que vale desde 15 de março, é que os boletos pagos até as 13h30 são compensados no mesmo dia. Após esse horário, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o dinheiro só cairá na conta do cobrador no dia posterior.  

Na prática, a novidade não muda nada para o consumidor, a conta será quitada da mesma forma se for paga depois disso. Porém, saber desse limite pode ser útil se você, por exemplo, fez uma compra online e está com pressa para receber a mercadoria. Nesse caso, vale pagar o boleto antes das 13h30 para agilizar o processo de entrega.

Por que existe limite de horário para pagar boletos?

O motivo dessa restrição de horário é principalmente segurança. Para evitar fraudes aos sistemas de pagamento, o Banco Central (BC) obriga as instituições a estabelecer regras e horários para pagamento de boletos e no débito por pessoas físicas no período noturno, além de transferências via Pix e TED.

O BC considera período noturno o intervalo entre 20h e 6h, mas a pedido do usuário final o período poderá ser ajustado para das 22h às 6h. 

O controle do BC vale inclusive para os valores máximos dessas transações. É por isso que após um determinado horário, o limite de pagamentos e transferências (em número de operações e quantias movimentadas) é mais baixo do que durante o dia. 

À noite, o limite do Pix entre pessoas físicas é restrito a 1.000 reais, por exemplo. Ele pode ser alterado pelos clientes, entretanto, o aumento acima dos parâmetros depende de avaliação da instituição (já a redução é imediata). 

Como não esquecer de pagar boletos no dia e horário certos?

Essa modalidade de pagamento, que é a quarta mais usada pelos brasileiros nas contas de consumo do dia a dia, conforme dados da Febraban, está passando por um processo de modernização que envolve 136 instituições. 

Mas enquanto o projeto não viabiliza o pagamento de boletos 24h por dia via internet e em todos os bancos, para evitar esquecimentos e garantir as contas em ordem, há alguns caminhos:

Pagar sempre antes da data de vencimento

Adiantando-se, você pode fazer a operação a qualquer hora por internet banking ou aplicativo do banco, ainda que esteja fora do horário, que não tem problema: o próprio sistema programa o pagamento para o próximo dia útil e você continuará dentro do prazo. 

Agendar os seus pagamentos

Logo que receber o documento, acesse o site ou app da sua instituição bancária e faça o agendamento do pagamento para a data do vencimento, para não correr o risco de ficar para a última hora, passar do horário e acabar arcando com multas e juros depois.

Usar o serviço de DDA

Os que buscam ainda mais praticidade podem aderir ao débito direto autorizado (DDA). A modalidade permite que você visualize eletronicamente, em um único lugar, todos os boletos emitidos no seu CPF e autorize antecipadamente que as instituições credoras debitem o valor da sua conta (exceto serviços públicos ou de concessionárias, como água, luz e gás). Além de prático, o mecanismo é mais ecológico, porque evita o envio de boletos de papel.

Cadastrar as contas fixas no débito automático

Para reduzir a quantidade de boletos que você precisa se lembrar de pagar, outra alternativa é cadastrar em débito automático aqueles que chegam todos os meses, como internet, escola, fatura do cartão de crédito, celular, plano de saúde e serviços de concessionárias. Sem se preocupar com datas de vencimento, os valores serão debitados na sua conta no dia certo. A diferença entre débito automático e DDA é que este realiza o débito automaticamente, já no segundo os boletos ficam aguardando a sua autorização para serem compensados.

Com pelo menos uma dessas medidas, você gerencia melhor seus compromissos financeiros e não precisa se preocupar com datas e horários de cada conta a ser paga. Ser pego de surpresa com uma negativa de pagamento, bem no dia do vencimento, porque extrapolou o horário, nunca mais.

Acompanhe tudo sobre:conteúdo banco panbranded-content

Mais de Invest

Caixa inicia pagamento da parcela de setembro do programa Pé-de-Meia na próxima segunda-feira

Previdência privada pode ser usada como garantia de empréstimo

O que é DCA? Entenda a estratégia de investimento intervalada

5 erros comuns na hora de fazer inventário