Exame Logo

Startup que organiza reuniões entre empresas faz primeira aquisição — e quer faturar R$ 20 milhões

Agora, além de oferecer o serviço, a empresa também disponibilizará ao mercado a tecnologia para fazer prospecção de clientes

Juliano Dias, da Meetz: aquisição da AZLeads deve ampliar portfólio de 150 para 1.000 clientes (Meetz/Divulgação)
Daniel Giussani

Repórter de Negócios

Publicado em 17 de julho de 2023 às 07h00.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 10h14.

Uma das dores dos empreendedores — principalmente os que estão começando — é prospectar clientes e fechar reuniões de negócios com outras empresas. A Meetz, de Pernambuco, facilita esse processo. A startup traça o perfil do cliente, entende o que ele quer vender e encontra possíveis interessados. Mais do que isso, marca a reunião e deixa tudo alinhado, deixando ao empreendedor a missão de vender.

Até então, fazia isso usando tecnologia de terceiros. Agora, deu novo passo para atingir seu plano de aumentar o faturamento em 71% em 2023. A empresa comprou a AZ Leads, startup dona de uma plataforma que também ajuda na prospecção B2B. Ela tem um banco de dados que filtra cerca de 20 milhões de empresas em diversas categorias, como setores e modelos de negócios.

Veja também

“A Meetz oferece o serviço, AZ Leads, a tecnologia”, diz Juliano Dias, CEO da Meetz. “Agora, com essa integração, a Meetz terá as duas opções para os clientes”.

O valor da negociação não foi informado. Os oito funcionários que estavam na Az Leads passarão para a Meetz. Além disso, os diretores da plataforma, Gustavo Strassburguer e Nicolas Pohren, assumirão como CTO (chefe de tecnologia) e CPO (chefe de produto) da Meetz.

A startup surgiu em 2020, no início da pandemia. Dias acabara de fechar um marketplace de material gráfico e decidiu empreender em um negócio que já tinha conhecimento por suas startups anteriores: o de prospecção de clientes. Já a AZ Leads foi fundada um ano antes, em 2019, e tem sede em Campo Bom, no Rio Grande do Sul.

Qual a previsão de crescimento da Meetz

A aquisição da Az Leads vai lançar um novo produto ao portfólio da Meetz. Com isso, a empresa quer fechar 2023 faturando 12 milhões de reais — 71% a mais do que em 2022. Para o ano que vem, com a consolidação da aquisição, o objetivo é alcançar 20 milhões de reais em faturamento.

Uma das apostas é que a entrada da AZ Leads no negócio vá expandir, também, os setores que a Meetz atende. Hoje, dos 150 clientes, a grande maioria é de serviços. Ao oferecer a tecnologia, querem alcançar também o comércio e a indústria.

A perspectiva é que o número de clientes dobre ainda em 2023, para 300. Em 2024, querem chegar a 1.000 clientes ativos.

Como a Meetz fatura

O modelo de negócio da Meetz se baseia no pagamento de mensalidade. No caso do Meetz como serviço, onde a startup faz a prospecção de ponta a ponta, os planos se baseiam na quantidade de reuniões marcadas.

“Os planos podem ser ajustados conforme a maturidade comercial de cada empresa”, afirma Dias. “Se ela tem uma equipe comercial mais madura, se não tem equipe comercial, tudo a  gente ajusta”.

A parte de oferecer a tecnologia — que chega agora com a aquisição da AZ Leads — também será por mensalidade.

Como a empresa marca as reuniões

Veja as etapas da empresa para fazer a prospecção dos clientes:

Entre as empresas que já usaram a tecnologia do Meetz estão a Mondial, de eletrodoméstico, e a Wiser, de educação.

Empresa faz parte do ranking Negócios em Expansão

A Meetz foi uma das vencedoras do ranking EXAME Negócios em Expansão 2023, levantamento da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME), com suporte técnico da PwC Brasil.

A empresa ficou na 40ª colocação na categoria 5 milhões a 30 milhões de reais, com um crescimento de receita líquida de 129,72%. Em 2021, a receita líquida foi de 2,8 milhões de reais. Em 2022, subiu para 6,5 milhões de reais.

O ranking é uma forma de reconhecer os negócios e celebrar o empreendedorismo no país. Com gestões eficientes, análise de oportunidade, novas estratégias e um bom jogo de cintura, os executivos no comando desses negócios conseguiram avançar no mercado.

Os resultados vieram a público num evento para mais de 400 convidados em São Paulo.

Neste ano, a lista traz 335 empresas de 22 estados, representantes das cinco regiões do país. Em relação ao ano anterior, o número de selecionadas representa aumento de 63%. Veja os resultados:

Acompanhe tudo sobre:Fusões e AquisiçõesStartups

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame