Os embarques de smartphones da Samsung estão estimados em 35 milhões de unidades para o quarto trimestre (Sean Gallup/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2012 às 07h32.
Seul - A Samsung Electronics, maior fabricante mundial de chips de memória e smartphones, teve lucro recorde no quarto trimestre, favorecida por ganhos extraordinários e pelas vendas sem precedentes de celulares inteligentes.
A companhia sul-coreana, que no terceiro trimestre ultrapassou a Apple e alcançou a liderança no mercado de smartphones, está rapidamente construindo uma supremacia com base em designs refinados e uma linha de produtos variada, enquanto os últimos modelos de HTC, Nokia e Research in Motion lutam para atrair a atenção dos consumidores.
A Samsung também vem resistindo a uma queda nos lucros da divisão de chips de memória, com novas fontes de receita como processadores para dispositivos móveis e monitores de última geração OLED, já que grandes concorrentes recorrem aos seus componentes para tablets e smartphones.
No quarto trimestre, a companhia teve lucro operacional de 5,2 trilhões de wons (4,5 bilhões de dólares), acima da previsão de 4,7 trilhões de wons dos analistas que a Thomson Reuters I/B/E/S ouviu. O lucro real pode ter uma variação de 200 bilhões de wons para cima ou para baixo em relação a esse número quando a empresa divulgar os ganhos mais detalhados ainda este mês.
O resultado representa um aumento de 22 por cento sobre o trimestre anterior e pode superar o lucro recorde de 5 trilhões de wons apurado no segundo trimestre de 2010.
Os ganhos não-recorrentes previstos para o quarto trimestre incluem cerca de 500 bilhões de wons da venda do negócio de disco rígido à Seagate Technology e menores pagamentos de royalties relativos a celulares, de acordo com analistas.
Os embarques de smartphones da companhia estão estimados em 35 milhões de unidades para o quarto trimestre, volume recorde e 25 por cento acima do registrado nos três meses anteriores.