Negócios

Sindicato sul-africano promete oposição dura à Vale

Sindicalista afirma que trabalhadores vão fazer tudo que for possível para impedir aquisição da Metorex pela Vale

Trabalhadores realizam protesto contra a Vale, na cidade candadense Sudbury: lá a greve durou um ano

Trabalhadores realizam protesto contra a Vale, na cidade candadense Sudbury: lá a greve durou um ano

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 13h14.

São Paulo – O maior sindicato de mineradores da África do Sul (National Union of Mineworkers) se opõe a aquisição da Metorex pela Vale. A brasileira fez uma oferta em abril para comprar a mineradora de cobre e cobalto por 1,13 bilhão de dólares.

Os mineradores não querem a Vale no país. “Sabemos como foi no Canadá e no México’, disse Lesiba Seshoka, representante do sindicato. Para impedir a operação, o sindicato promete “fazer tudo o que for possível”.

No Canadá, a Vale enfrentou uma greve de um ano em 2010. A empresa havia adquirido a companhia canadense de níquel Inco, em 2006. A Vale ratificou acordos coletivos de cinco anos com os sindicatos United Steelworkers (USW) Local 6500 e 6200, que representam funcionários de produção e manutenção em Sudbury e Port Colborne, Ontário, Canadá para encerrar a paralisação.

Para um representante da Metorex, a oposição do sindicato é surpreendente e não se repete no Congo e na Zâmbia, onde a empresa também opera. A empresa não tem minas na África do Sul, segundo esse representante. Em julho a Metorex vai discutir entre seus acionistas a operação com a Vale.

Nessa semana a Metorex fechou um acordo para vender sua unidade de processamento de zinco na Zâmbia para uma unidade da Glencore International. Essa condição era necessária para a conclusão da oferta da Vale para comprar a mineradora sul-africana. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoIndústriaNegociações

Mais de Negócios

Sem venture capital, fintech do setor automotivo levanta R$ 1 bi e quer dobrar de tamanho

Rappi vira farmácia para entregar remédios em 10 minutos no Brasil

Brasil ganha novo bilionário após IPO do Agibank em Nova York

Porto Digital lança quatro programas para negócios em diferentes estágios