Negócios

Shopee abre dois centros de distribuição no Nordeste e vai ampliar as entregas no Brasil

Empresa inaugurou 60 hubs para agilizar entregas e já conta com oito centros de distribuição no Brasil

Logo da Shopee nos escritórios da empresa em Cingapura 
 (Edgar Su/Reuters)

Logo da Shopee nos escritórios da empresa em Cingapura (Edgar Su/Reuters)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de maio de 2023 às 17h05.

Última atualização em 12 de maio de 2023 às 17h10.

A plataforma de marketplace de origem asiática Shopee anunciou nesta sexta-feira que vai iniciar operações de dois novos centros de distribuição no Nordeste: em Recife e Salvador, com áreas de 10.000 m² e 6.000 m², respectivamente. A ampliação na região deve reduzir o tempos médio de entregas na região.

Os dois imóveis vão funcionar no modelo cross-docking, modalidade na qual os produtos coletados por parceiros logísticos são reorganizados e direcionados aos chamados hubs, os pontos de logística de última milha, para em seguida serem entregues ao consumidor final. Nesse modelo, o tempo de estoque é reduzido. Os espaços foram locados, e não adquiridos pela companhia, que tem sede em Singapura.

Shopee inaugurou 60 hubs nos últimos meses

Parte deles é dedicada à primeira milha, ou seja, responsável pela coleta de mercadorias e pela separação para envio ao centro de distribuição. Outra parcela é dedicada à última milha, a fase de entrega dos produtos aos consumidores. De acordo com o anúncio da empresa, foram implementadas esteiras de separação automática de produtos em algumas das unidades "para aumentar a produtividade".

Centros de distribuição no Brasil

Ao todo, com as inaugurações, a Shopee passa a ter oito centros de distribuição no país o que, de acordo com o anúncio, amplia sua capacidade de atendimento para cerca de 1,5 milhão de encomendas por dia. As outras operações estão em estados como Rio, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

"Além de aumentar a capilaridade em mais de 40% em número de cidades, o objetivo [da inauguração dos centros de distribuição no Nordeste] é a otimização dos processos desde a coleta dos produtos de vendedores locais até a entrega aos consumidores no Brasil".

Diferentemente de grandes varejistas locais que têm parte da frota de entrega verticalizada, a Shopee no Brasil só usa frotas terceirizadas. A frota utilizada pela empresa "cresceu mais de 40% comparado com o segundo semestre de 2022".

Acompanhe tudo sobre:ShopeeRegião Nordeste

Mais de Negócios

Afya promove saúde em região impactada pelas mudanças climáticas

Por que essa brasileira virou bilionária sem ser herdeira

Senior Sistemas anuncia aquisição da CIGAM Software por R$ 162 milhões

Saint Paul adota avaliação de trajetória e visão estratégica no ingresso da graduação