São Paulo - Sara Blakely, a bilionária que ficou conhecida por testar lingeries nela mesma diante da diretoria, contratou Jan Singer, ex-vice-presidente da Nike , para comandar a Spanx e reforçar o time feminino que trabalha na companhia.
Na empresa de Sara, especializada em lingeries, apenas 15% dos funcionários são do sexo masculino.
A nova executiva deve se juntar ao time a partir do próximo mês depois de mais de uma década trabalhando para a empresa de produtos esportivos.
Há rumores de que a contratação de Jan esteja ligada ao plano de Sara de abrir capital da Spanx, que no ano passado somou receitade mais de 300 milhões de dólares.
Bilionária
Em 2012, Sara começou a fazer parte do famoso ranking de bilionários da Forbes e se tornou uma das poucas mulheres que construiu fortuna a partir dos próprios esforços.
Sara abriu seu primeiro negócio antes mesmo de completar 20 anos. Ela cobrava 8 dólares para cuidar de crianças em uma praia americana enquanto os pais tomavam sol.
Depois disso, ela trabalhou nos parques de diversão da Disney e chegou até a vender máquina de fax na Flórida, antes de estrear no ranking da Forbes.
A empresária é a única dona da empresa que fundou. A Spanx possui portfólio de mais de 200 peças, que são vendidas em 11.500 lojas de departamentos, em 40 diferentes países.
- 1. Dinheiro e prestígio
1 /12(Stock.xchng)
São Paulo - Ao todo, 268 pessoas ao redor do mundo podem comemorar o seu primeiro bilhão - pelo menos o primeiro oficialmente divulgado pela tradicional
lista da
Forbes . Entre os
bilionários novatos, há 42 mulheres, maior índice da história da publicação. Suas fortunas foram erguidas das mais variadas formas: em startups de tecnologia no Vale do Silício, em empreendimentos imobiliários na China, em fábricas de calçados no Brasil ou mesmo vieram de gordas heranças. A maioria dos recém-chegados ao ranking vem dos Estados Unidos (50), China (37), Alemanha (26) e daqui do Brasil (23). Nas fotos, conheça 10 deles que foram considerados "notáveis" pela revista.
- 2. Michael Kors
2 /12(Dimitrios Kambouris / Getty Images)
O famoso estilista agora também é dono de uma fortuna avaliada em 1 bilhão de dólares. O patrimônio de Michael Kors vem crescendo há dois anos, desde que sua empresa abriu o capital, em dezembro de 2011. Após a valorização das ações da companhia de moda em mais de 20% no início de fevereiro, seu lugar na lista dos mais ricos do mundo ficou garantido.
- 3. Alexandre Grendene Bartelle
3 /12(Agência O Globo)
Alexandre Grendene Bartelle fundou, ao lado do irmão Pedro, a marca de calçados Grendene. A empresa é hoje a maior fabricante de sandálias do mundo e a maior exportadora brasileira de calçados, segundo a Forbes, produzindo 185 milhões de pares anualmente. Parte da fortuna do brasileiro, avaliada em 1,5 bilhão de dólares pela revista, foi aquirida graças à Gisele Bündchen. A linha de sandálias Ipanema, que tem a top model como garota propaganda, vende 25 milhões de pares anualmente e respondem por nada menos que 60% das exportações da marca, que geraram 250 milhões de dólares no ano passado.
- 4. Sheryl Sandberg
4 /12(Wikipedia Commons)
Diretora de operações do Facebook há seis anos, Sheryl aparece pela primeira vez na lista, com um patrimônio estimado em 1,05 bilhão de dólares. A Forbes a define como "uma das mais jovens mulheres bilionárias a se formar por conta própria no mundo". Ela é mãe de dois filhos e autora do best seller "Lean In". A executiva se tornou bilionária graças a suas ações do Facebook, que cresceram 130% no último ano.
- 5. Jan Koum
5 /12(Reprodução/Facebook/Jan Koum)
Jan Koum é um dos criadores do WhatsApp, que foi vendido para o Facebook em fevereiro por nada menos do que 19 bilhões de dólares, em uma transação que deixou muita gente de queixo caído. O aplicativo de mensagens instantâneas foi lançado em 2009 e já possui 430 milhões de usuários ativos. Koum nasceu em Kiev, capital da Ucrânia, e imigrou para os Estados Unidos aos 16 anos. Sua fortuna é hoje avaliada em 6,8 bilhões de dólares.
- 6. Brian Acton
6 /12(Reprodução/Twitter/@brianacton)
Em 2009, o Facebook não quis contratar Brian Acton, um experiente engenheiro que tinha empresas como Yahoo! e Apple no currículo. Pouco mais de quatro anos depois, a dona da rede social pagou a ele 3 bilhões de dólares no processo de aquisição do WhatsApp, startup criada em parceria com o também novo bilionário Jan Koum.
- 7. Evan Williams
7 /12(Stephen Lam/Reuters)
Fundador do Twitter, Evan Williams viu sua fortuna crescer quando a oferta pública inicial de ações da companhia decolou em outubro de 2013. Apesar de continuar no comando da direção da rede social, Williams concentra esforços em uma nova plataforma de blogs, a Medium, que arrecadou 25 milhões de dólares em janeiro.
- 8. Drew Houston
8 /12(Getty Images)
Drew Houston não chama atenção na lista de bilionários da Forbes só por ser novato. Além de recém-chegado, ele também é um dos mais jovens entre os mais ricos do mundo. Cofundador da Dropbox, Houston tem 30 anos e um patrimônio líquido avaliado em 1,2 bilhão. Classificado pela Forbes como o "novo garoto-maravilha do Vale do Silício", ele acaba de entrar para o ranking devido ao finaciamento avaliado em 10 bilhões de dólares que sua empresa conseguiu em janeiro.
- 9. Sandra Ortega Mera
9 /12(EXAME.com)
Sandra Ortega Mera é filha de Amancio Ortega, fundador da gigante espanhola de confecções Indietex (dona de marcas como a Zara) e treceira pessoa mais rica do mundo. Sandra herdou a fortuna de 6,1 bilhões de dólares de sua mãe, Rosalia Mera, que morreu repentinamente em agosto de 2013. Ela dedica o tempo à associação sem fins lucrativos da mãe, a Fundación Paideia, que apoia a formação profissional de pessoas com deficiência física e mental.
- 10. Patrick Drahi
10 /12(Orteilles/Wikimedia Commons)
A multinacional de telecomunicações Altice, fundada por Patrick Drahi, se tornou de capital aberto em janeiro. O bilionário francês construiu a empresa por meio de 20 aquisições de operadoras de telefonia móvel e cabo atrasadas, muitas vezes a preços simbólicos em países como França, Bélgica, Israel, Portugal e República Dominicana. Hoje, seu patrimônio é avaliado em 6,3 bilhões de dólares.
- 11. Joseph Tsai
11 /12(Theo Wargo/Getty Images)
Com uma fortuna estimada em 3,7 bilhões de dólares, o vice-presidente do Conselho de Administração do Alibaba Group se tornou bilionário graças ao valor crescente da empresa de comércio eletrônico à frente de seu esperado IPO. Especialista em finanças, Tsai graduou-se em Yale antes de ajudar a fundar o Alibaba, em 1999. Ele é fã do esporte lacrosse e financia um time de Hong Kong.
- 12. Agora, confira os 25 maiores bilionários do mundo
12 /12(AFP/Arquivos)