Imagem aérea do terminal Tecon, no porto da cidade de Santos, em São Paulo
Da Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2012 às 17h58.
São Paulo - A Santos Brasil, empresa que presta serviços portuários e de logística, inaugurou na quarta-feira (20/01) o Terminal 4 (T4), uma extensão do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no porto de Santos, em São Paulo.
O adendo à estrutura original amplia em aproximadamente 20% o tamanho do terminal, transformando-o em um espaço de mais de 596.000 metros quadrados. Aliada à expansão, a compra de equipamentos no ano passado vai aumentar a movimentação de bens da companhia para 2 milhões de contêineres de 20 pés (TEUs) por ano. A produtividade no local deve subir de 55 movimentos de contêineres por hora (mph) para 90 mph, um aumento de 63%.
O destaque dentre os aparelhos comprados pela empresa para o terminal é o "portêiner" super-post-Panamax (guindastes sobre trilhos), adquirido na China, que possui tecnologia inédita nas Américas.
As melhorias ao Tecon possibilitam a acomodação de grandes embarcações, atendendo a uma demanda de navios com capacidade superior a 7.000 TEUs, que foram incluídos na movimentação do Porto de Santos através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) a partir da drenagem de aprofundamento realizada no local. O investimento da Santos Brasil foi de 285 milhões de reais ao todo - desde que assumiu a administração do Tecon, há mais de 12 anos, foram 2,2 bilhões de reais aplicados no empreendimento.