Negócios

Roteiro para pequenos exportadores

A primeira ação do empreendedor que quer ampliar seu negócio com a entrada no mercado externo é mais simples do que ele imagina: basta ligar o computador e navegar pela internet. Antes de traçar seus planos de exportação, convém que ele visite os links abaixo, selecionados por EXAME: Aduaneiras (www.aduaneiras.com.br): a consultoria e editora paulista […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A primeira ação do empreendedor que quer ampliar seu negócio com a entrada no mercado externo é mais simples do que ele imagina: basta ligar o computador e navegar pela internet. Antes de traçar seus planos de exportação, convém que ele visite os links abaixo, selecionados por EXAME:

  • Aduaneiras (www.aduaneiras.com.br): a consultoria e editora paulista oferece um dicionário de termos técnicos e bons roteiros de comércio exterior, além de notícias, artigos, publicações do Diário Oficial da União e taxas de câmbio. Serviços de consultoria estão disponíveis para assinantes.
  • Agência de Promoção de Exportações (Apex - www.apexbrasil.com.br): o braço exportador do Sebrae orienta em seu site os empreendedores a exportar (informa sobre documentos necessários, opções de venda e formação de preços, por exemplo) e apresenta uma listagem dos 298 projetos exportadores de todo o país que ela apoiou, apóia ou apoiará nos mais diferentes setores da economia.
  • BNDES : o banco oferece financiamentos a exportações de bens e serviços para empresas de todos os portes.

  • BrazilTradeNet: o site, criado pelo Ministério das Relações Exteriores, oferece oportunidades de negócios em exportação e captação de investimentos estrangeiros. Além disso, reúne estudos e pesquisas de mercado, dados e indicadores econômicos sobre países e blocos regionais.

  • Câmara Americana de Comércio (Amcham) : a entidade destaca aqui seus programas de fomento às exportações para os Estados Unidos, como o projeto Destino Exportador USA, e reúne reportagens sobre exportação publicadas em sua revista Update desde 1999.

  • FocusBrazil: o serviço comercial dos Estados Unidos no Brasil tem como foco o fomento à importação de produtos e tecnologia americanos, mas seu site informa sobre eventos de comércio exterior no Brasil e nos EUA.

  • Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex): o site da instituição possui boletins sobre a evolução recente do comércio exterior brasileiro e disponibiliza uma ampla base de dados sobre importação e exportação.

  • Global 21: especializado em comércio exterior, o site enumera cuidados que devem ser tomados por empreendedores que querem entrar no mercado externo. Além disso, ele oferece informações sobre hábitos e preferências de cada povo, o que pode ser de grande valia na hora de fechar negócios no exterior.

  • Messe Frankfurt: a empresa alemã, há nove anos no Brasil, organiza feiras comerciais em 27 países e divulga o calendário de seus próximos eventos em seu site.

  • NetComex : o portal publica notícias sobre exportação, legislação, mercado, entre outros assuntos. Ele também orienta sobre as ações que a empresa deve tomar para exportar e dá informações úteis a quem é novato em comércio exterior.

  • NetMarinha : o portal traz notícias nacionais e internacionais de comércio exterior e disponibiliza um banco de dados com informações sobre mais de 1 200 prestadores de serviços no setor (logística, armazéns e transportes, por exemplo), divididos por ramo de atividade.

  • Portal do Exportador: nessa seção do site do Ministério do Desenvolvimento, é possível encontrar um passo-a-passo bem didático sobre o que fazer para exportar -desde o planejamento até sua execução-, uma tabela com barreiras dos Estados Unidos, União Européia e Japão a produtos brasileiros, um calendário de missões comerciais e os respectivos formulários de inscrição, entre outras informações.
  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Negócios

    Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

    Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

    Após anúncio de parceria com Aliexpress, Magalu quer trazer mais produtos dos Estados Unidos

    De entregadores a donos de fábrica: irmãos faturam R$ 3 milhões com pão de queijo mineiro

    Mais na Exame