Rio Tinto: alta na produção de minério de ferro sinaliza 2018 mais forte
A mineradora espera que os embarques de minério de ferro no ano fiquem no limite superior de sua estimativa de 330 milhões a 340 milhões de toneladas
Reuters
Publicado em 17 de julho de 2018 às 12h02.
Melbourne - A mineradora global Rio Tinto informou nesta terça-feira que seus embarques de minério de ferro a partir da Austrália subiram 14 por cento e indicou que sua produção anual deve ficar no limite superior de suas projeções para 2018.
A mineradora afirmou que espera que os embarques de minério de ferro no ano fiquem no limite superior de sua estimativa de 330 milhões a 340 milhões de toneladas, impulsionados por ganhos de produtividade e menos interrupções causadas pelo clima no trimestre quando na comparação com o ano anterior.
Mais cedo, a empresa havia dito que não espera que tensões relacionadas a uma disputa comercial global afetem materialmente a demanda por aço.
Todas as quatro maiores produtoras globais de minério de ferro devem ter recordes de produção no segundo trimestre, dada a alta na demanda chinesa por aço no período, disse a Shipbroker Clarksons Platou Securities.
"Os volumes foram em geral um pouco menores no primeiro trimestre de 2018, uma vez que o complexo de aço chinês estava mais fraco, devido aos cortes de produção no inverno, ao Ano Novo Chinês e o Congresso Nacional do Povo. Com a produção de aço tendo crescido a níveis recordes no segundo trimestre, os volumes de minério de ferro acompanharam também", escreveu a corretora em relatório.
Os embarques da australiana somaram 88,5 milhões de toneladas no trimestre encerrado em 30 de junho, ante 77,7 milhões há um ano, disse a companhia em comunicado.
Por Ambar Warrick em Bangalore e Melanie Burton em Melbourne