Negócios

RIM vai lançar BlackBerry para uso pessoal na China

Por Danielle Chaves Pequim - A Research In Motion (RIM) informou que vai oferecer seu aparelho BlackBerry para usuários pessoais na China. A companhia pretende introduzir um BlackBerry que opere com a tecnologia de telefonia móvel de terceira geração (3G) desenvolvida no país asiático. Nas duas iniciativas, a RIM está trabalhando com a China Mobile, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por Danielle Chaves

Pequim - A Research In Motion (RIM) informou que vai oferecer seu aparelho BlackBerry para usuários pessoais na China. A companhia pretende introduzir um BlackBerry que opere com a tecnologia de telefonia móvel de terceira geração (3G) desenvolvida no país asiático. Nas duas iniciativas, a RIM está trabalhando com a China Mobile, a maior operadora de telefonia móvel do mundo, que tinha 513,5 milhões de assinantes no fim de outubro.

Desde 2006, aparelhos BlackBerry já estavam disponíveis para pequenas empresas na China por meio da China Mobile. O país também possui um grande mercado "semilegal" para smartphones como o BlackBerry e o iPhone, da Apple, no qual os aparelhos são importados de locais como Hong Kong. "Nós vemos a China como um mercado estratégico, o maior mercado de telefonia sem fio do mundo. E a China Mobile é de longe a maior operadora de telefonia móvel do mundo", destacou o co-executivo-chefe da RIM, Jim Basillie.

A China introduziu serviços de telefonia móvel 3G neste ano, o que permitiu que fabricantes de smartphones como a RIM e a Apple vendessem a consumidores finais aparelhos com funções como internet de alta velocidade.

A China Mobile opera uma rede 3G com a tecnologia desenvolvida domesticamente chamada TD-SCDMA (Time Division Synchronous Code Division Multiple Access). A RIM fez hoje uma demonstração com um aparelho baseado na tecnologia TD-SCDMA, mas Basillie não quis comentar quando os aparelhos estarão disponíveis na China.

A RIM também não comentou quanto vai custar o aparelho com a tecnologia TD-SCDMA, mas o chairman da China Mobile, Wang Jianzhou, afirmou que a operadora vai oferecer subsídios. "Nós oferecemos subsídios para todos os aparelhos com a tecnologia TD-SCDMA", disse Wang. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Bill Gates sobre taxar ricos: 'Eu abriria mão de 62% do que eu tenho'

Sony Pictures anuncia novo CEO em meio a mudanças no setor de entretenimento

Revo: a plataforma de mobilidade aérea que conquistou Felipe Massa

Inovação ou acaso? A estratégia ousada do Airbnb, que reinventou o jeito de explorar o mundo