Negócios

Rede Al Jazeera America é lançada nos EUA

Canal se apresentou aos telespectadores americanos com relatos de conflitos políticos no Egito e um tiroteio em uma escola primária na Georgia

Homem trabalhando em uma mesa na sede do canal Al Jazeera America, em Nova York (Brendan McDermid/Reuters)

Homem trabalhando em uma mesa na sede do canal Al Jazeera America, em Nova York (Brendan McDermid/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 22h51.

 A rede de televisão a cabo Al Jazeera América se apresentou aos telespectadores dos Estados Unidos nesta terça-feira com relatos de conflitos políticos no Egito e um tiroteio em uma escola primária na Georgia, em sua primeira tentativa de conquistar o público, logo após uma grande operadora de TV por assinatura se recusar a distribuir o novo canal.

A recusa da operadora de TV paga U-verse, da AT&T, resultou de uma discordância sobre os termos do contrato para a distribuição do novo canal, disse o porta-voz da AT&T, Mark Siegel.

Globalmente, a Al Jazeera é vista em mais de 260 milhões de lares em 130 países. Mas o novo canal norte-americano, financiado pelo emir do Catar, vinha tendo até agora dificuldade para conseguir distribuidores, em parte porque a Al Jazeera foi percebida por alguns como sendo antiamericana durante a guerra do Iraque.

Antes do anúncio da AT&T, a Al Jazeera América disse que estaria disponível em mais de 40 milhões de lares, cerca de metade do alcance da CNN, do grupo Time Warner.

Em sua primeira hora de transmissão, a Al Jazeera se comprometeu a cobrir "as questões que são importantes para a América e para o mundo".

Os âncoras da emissora disseram que irão fornecer cobertura em profundidade de histórias ignoradas por outros meios de comunicação, com escritórios em cidades que consideravam carentes como Nashville e Detroit.

Sua cobertura jornalística começou com relatos sobre o Egito, o tiroteio na escola da Georgia e incêndios florestais no oeste dos Estados Unidos, temas também cobertos por emissoras concorrentes nesta terça-feira.

A Al Jazeera América também noticiou uma greve de fome de presos em protesto contra as condições das prisões na Califórnia e o plano da Kodak a se recuperar da falência.

As operadoras Comcast, DirecTV, Dish e Verizon estão distribuindo a Al Jazeera América.

Merrill Brown, um ex-executivo de mídia que ajudou a lançar a rede de notícias a cabo MSNBC, disse que a Al Jazeera América talvez tenha que pagar os distribuidores caso queira chegar a mais telespectadores, especialmente porque não é propriedade de um conglomerado de mídia que pode empacotá-lo com outros canais para ganhar vantagem nas negociações.

"É difícil acreditar que eles conseguirão uma distribuição nacional sem pagar", disse Brown.

Acompanhe tudo sobre:Al JazeeraEmpresasMídiaServiçosTelevisãoTV

Mais de Negócios

Ele fatura R$ 500 milhões ao colocar Floripa na rota do luxo discreto

Black Friday tem maquininha com 88% de desconto e cashback na contratação de serviços

Início humilde, fortuna bilionária: o primeiro emprego dos mais ricos do mundo

A Lego tinha uma dívida de US$ 238 milhões – mas fugiu da falência com apenas uma nova estratégia