Exame Logo

Querosene de aviação vai subir 3,1%

Para corretora, próximos reajustes devem ser positivos, prejudicando resultados de empresas do setor

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação (Snea) informou, na última sexta-feira (28/08), que o preço do querosene de aviação será reajustado em 3,1% a partir da próxima terça-feira (1/09). Apesar do aumento, o preço do combustível acumula recuo de 17,8% em 2009. De acordo com o Snea, nos oito primeiros meses de 2009, o valor do combustível acumulava alta de 17,2%.

Segundo analistas da corretora Link Investimentos, o reajuste é pequeno e marginalmente negativo para as companhias aéreas. A previsão é que os próximos reajustes continuem sendo positivos, já que o câmbio, um dos fatores que influenciam no preço do combustível, não deve sofrer grandes oscilações no curto prazo. Portanto, os reajustes seguintes ficarão sujeitos principalmente à variação do preço do petróleo.

Veja também

A estimativa da Link é que a cotação do petróleo fique acima dos 70 dólares, principalmente se o cenário de melhora da recuperação econômica no segundo semestre se confirmar. O movimento de alta no preço do querosene deve prejudicar os resultados das empresas do setor, segundo a corretora.

As ações da TAM ( TAMM4 ) eram comercializadas na Bovespa, às 13h46, em queda de 2,41%, a 24,33 reais, enquanto os papéis da Gol ( GOLL4 ) operavam em queda de 1,67%, a 17,70 reais. O Ibovespa apresentava queda de 2,57%, aos 56.218 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame