Negócios

Produção de petróleo da Petrobras cai 2,5% em dezembro

Produção avançou 3,2 por cento na comparação com novembro de 2012


	Plataforma de petróleo da Petrobras: as operações na plataforma Cidade Anchieta e na bacia de Campos ajudaram a estatal a aumentar a produção de novembro para dezembro do ano passado
 (Divulgação/Petrobras)

Plataforma de petróleo da Petrobras: as operações na plataforma Cidade Anchieta e na bacia de Campos ajudaram a estatal a aumentar a produção de novembro para dezembro do ano passado (Divulgação/Petrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 21h08.

Rio de Janeiro - A produção de petróleo da Petrobras no Brasil somou 2,032 milhões de barris diários em dezembro de 2012, volume 2,5 por cento menor que os 2,084 milhões de barris por dia no mesmo mês de 2011, divulgou a estatal nesta segunda-feira.

Em comparação com novembro, houve um aumento de 3,2 por cento. Essa recuperação, segundo a Petrobras, ocorreu devido, principalmente, ao incremento da produção do FPSO (plataforma) Cidade de Anchieta, no campo de Baleia Azul, que no mês de dezembro produziu 77,7 mil barris por dia.

"Outro fator que contribuiu para o crescimento da produção foi o aumento da eficiência operacional na bacia de Campos, já refletindo o efeito positivo do Proef (Programa de Aumento da Eficiência Operacional)", escreveu a estatal em nota.

A produção em 2012 caiu 2 por cento ante 2011, para 1,980 milhão de barris diários, na primeira queda anual de produção desde 2004, por conta de paradas de plataformas e redução da eficiência na bacia de Campos. Em 2011 a estatal produziu em média 2,022 milhões de barris por dia.

A Petrobras prevê que a produção de petróleo no Brasil ficará estável este ano e voltará a crescer somente em 2014, .

Segundo a estatal, haverá uma grande concentração de paradas programadas de plataformas na primeira metade de 2013, mas seis novas plataformas entrarão em operação nos campos de Sapinhoá, Baúna e Piracaba, Lula Nordeste, PapaTerra e Roncador este ano, "contribuindo para a elevação da produção a partir do segundo semestre, dando sustentação para o aumento significativo da produção previsto para o ano de 2014".

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPETR4PetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ranking Negócios em Expansão 2024: veja a lista das empresas selecionadas

Ranking Negócios em Expansão 2025: seja informado sobre quando as inscrições estiverem abertas

Da sidra ao vinagre

A grande aposta

Mais na Exame