Portugal Telecom aceita analisar oferta de 6,5 bi de euros da Telefônica
Operadora convoca assembleia geral para decidir se aceita nova proposta dos espanhóis pela Vivo
Tatiana Vaz
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
São Paulo – Depois de muitos desencontros e ameaças, a Portugal Telecom finalmente deu sinais de que está disposta a avaliar a venda de sua fatia na Vivo para a Telefonica. O passo concreto foi a convocação de uma assembleia geral de acionistas para discutir uma nova proposta dos espanhóis. Nesta terça-feira (1/6), a Telefônica elevou em 800 milhões de euros sua oferta, que agora soma 6,5 bilhões de euros. A medida foi tomada depois de dois dias de negociações intensas em Lisboa, entre acionistas, advogados e empresários de ambas as empresas.
Segundo o português Jornal de Notícias, neste momento, a administração da Portugal Telecom está convocando os acionistas para a assembleia, com a intenção de analisar a oferta e não apenas recusá-la como fez da primeira vez. Na época, a oferta inicial da Telefonica foi considerada hostil mas, com a elevação do valor, a administração e os acionistas parecem ter mudado de opinião.
Apesar das informações ainda não serem oficiais, as ações da Vivo começaram a se valorizar na Bolsa de Valores de São Paulo. Por volta das 16h05, as ações ordinárias da companhia (VIVO3, com direito a voto) operavam em alta de 9,59%, cotadas a 80 reais por papel. Já as preferenciais (VIVO4, sem direito a voto) subiam 2,56%, a 51,25 reais. No mesmo instante, o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, recuava 0,53%, aos 62.713 pontos.