Negócios

Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

Peso da produção em Tubarão Azul despenca na OGX em abril

No mês passado, produção offshore representou apenas 12,9% do total entregue pela petroleira de Eike Batista; produção média também caiu 7,9% sobre resultado de março


	Funcionários da OGX: em abril, produção offshore respondeu por pouco mais de 10% dos barris de óleo equivalente da companhia
 (Divulgação)

Funcionários da OGX: em abril, produção offshore respondeu por pouco mais de 10% dos barris de óleo equivalente da companhia (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 10h37.

São Paulo - Em abril, a OGX anunciou queda de 7,9% na produção média de óleo sobre o resultado do mês anterior: foram 13,9 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd), sendo apenas 1,8 mil barris referentes à produção média no Campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos. Os 12,1 mil boepd restantes correspondem à parcela da OGX na produção média terrestre de gás natural, no Campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba.

Com isso, a representatividade da produção offshore, realizada em águas profundas, despencou de 54,9% para apenas 12,9% da produção total. Em março, a produção média da OGX havia sido de 15,1 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 8,3 mil referentes à plataforma offshore (Tubarão Azul) e 6,8 mil boepds à plataforma onshore (Gavião Real).

Em nota, a petroleira de Eike Batista atribuiu a queda da produção no campo de Tubarão Azul a dois fatores. Depois de descobertos problemas operacionais em março, os poços OGX-68HP e TBAZ-1HP tiveram sua atividade completamente interrompida no mês seguinte.

Por sua vez, o poço OGX-16HP não produziu por 14 dias por causa de "paradas periódicas preventivas para evitar danos à bomba centrífuga submersa (BCS), que apresentou superaquecimento devido ao aumento da razão gás óleo (RGO) no poço".

A companhia acrescentou que os dois poços que pararam de produzir só retomarão suas atividades depois do reparo de suas bombas centrífugas submersas. A expectativa é que o trabalho seja concluído em meados de maio no poço OGX-68HP. A intervenção no poço TBAZ-1HP virá logo em seguida.

Considerados os dias efetivos de produção ao longo de abril, a produtividade média offshore por porço foi de 3,4 mil barris de óleo equivalente por dia, contra 3,9 mil boepds em março. 

 

Acompanhe tudo sobre:DesempenhoEmpresasEnergiaGás e combustíveisgestao-de-negociosIndústria do petróleoOGpar (ex-OGX)OGXP3PetróleoResultado

Mais de Negócios

Eles abriram uma empresa para alegrar cachorros na pandemia. Hoje, faturam mais de US$ 2 milhões

Ela vai faturar R$ 24 milhões resolvendo a maior dor de brasileiros que querem morar na Espanha

MrBeast perdeu 'dezenas de milhões de dólares' com programa na Amazon

A casa própria ficou para trás? Prédios só para aluguel avançam no Brasil