OGX conclui perfuração de poço na Bacia de Santos
Resultados obtidos reduzem o risco em futuros poços, diz empresa
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
São Paulo - A OGX concluiu a perfuração do poço 1-OGX-12-SPS, localizado no bloco BM-S-57, em águas rasas da Bacia de Santos. A empresa detém 100% de participação neste bloco. "O fato de termos encontrado bons reservatórios e confirmado a existência de sistema petrolífero ativo nesta parte da bacia é muito positivo, pois diminui o risco em futuros poços", afirmou Paulo Mendonça, diretor geral da OGX, em comunicado ao mercado.
A perfuração do poço, batizado de Niterói, atingiu uma profundidade total de 5.074 metros. Foram encontrados reservatórios de petróleo em rochas formadas até 130 milhões de anos atrás. Elas correspondem ao que os geólogos chamam de seções albiana (formadas entre 99,6 milhões e 112 milhões de anos atrás), aptiana (112 milhões a 125 milhões de anos) e barremiana (125 milhões a 130 milhões de anos).
Como essas rochas apresentam grande concentração de carvão mineral, são também chamadas de carbonáticas. Apesar dessas evidências, trata-se de ocorrências de hidrocarbonetos não comerciais, segundo a OGX.
O poço OGX-12 está localizado no bloco BM-S-57 e situa-se a aproximadamente 95 quilômetros da costa, onde a lamina d'água é de aproximadamente 150 metros. A sonda utilizada será deslocada para o bloco BM-S-56 e perfurará o prospecto Belém.
As informações adquiridas neste poço serão importantes para ajustar o novo modelo geológico para a região, segundo a empresa.