Negócios

Petrobras falará sobre reunião que debateu plano de negócio

Segundo o sindicato, a estatal informou após reunião do seu Conselho de Administração que não publicará hoje informações sobre o Plano de Negócios 2015-2019


	Logo da Petrobras: conselheiros e o presidente da estatal combinaram que nada do que foi discutido seria revelado por enquanto
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Logo da Petrobras: conselheiros e o presidente da estatal combinaram que nada do que foi discutido seria revelado por enquanto (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2015 às 22h03.

Rio de Janeiro - A Petrobras informou após longa reunião do seu Conselho de Administração que não publicará nesta sexta-feira informações sobre o Plano de Negócios 2015-2019, que estava na pauta dos conselheiros, enquanto o sindicato da categoria afirmou que detalhes sobre o assunto deverão ser divulgados na segunda-feira pela empresa.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) tem um representante no Conselho, que revelou que a petroleira deverá se manifestar sobre a reunião somente na segunda-feira, o que a empresa não confirma.

Havia expectativa de que plano de negócios pudesse ter sido divulgado após a reunião do colegiado, ainda que recentemente um diretor da estatal tenha dito à Reuters que seria "muito difícil" qualquer decisão sobre o assunto nesta sexta-feira, devido à complexidade das discussões, que envolvem desde metas de produção até previsões de captações em mercados de dívida.

O mercado aguarda com ansiedade a publicação do documento para avaliar os impactos da queda dos preços do petróleo e do escândalo de corrupção nos planos da petroleira estatal. A expectativa de alguns analistas é de um corte drástico nos investimentos, até para a Petrobras poder fazer frente ao elevado endividamento.

Na reunião do Conselho, que teve dez horas de duração e terminou por volta das 19h desta sexta-feira, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e os conselheiros combinaram que nada do que foi discutido seria revelado por enquanto, segundo duas fontes com conhecimento do assunto, que anteciparam à Reuters a informação de que a divulgação não seria nesta sexta-feira.

A Petrobras deverá realizar um comunicado sobre a reunião no início da próxima semana, segundo nota assinada pela Direção Colegiada da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras, Deyvid Bacelar, segundo a nota, assinou um Termo de Confidencialidade que o impede de relatar qualquer informação da reunião de conselho.

"Por este motivo, Deyvid só poderá comentar sobre o que foi apresentado na segunda, após divulgação pela empresa ao mercado", disse a nota assinada pela federação "Houve uma combinação com o (presidente da petroleira Aldemir) Bendine e com o (diretor financeiro) Ivan (Monteiro), para que eles falassem com o público na próxima semana", afirmou uma fonte com conhecimento do assunto, na condição de anonimato.

A Petrobras não confirmou se será feita alguma publicação na segunda-feira.

A expectativa é de que a estatal reduza seus investimentos no plano 2015-2019 após ter sido atingida desde o ano passado por um escândalo de corrupção com impactos financeiros e na cadeia de prestadores de serviços, buscando reduzir seu elevado endividamento de mais de 400 bilhões de reais, registrado ao final de março.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasConselhos de administraçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisgestao-de-negociosIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ele usou o dinheiro da festa de casamento para abrir um bar. Hoje, a rede fatura R$ 60 milhões

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Mais na Exame