Negócios

Noble e TPG apoiam ex-chefe da Xstrata em nova empresa

Mick Davis montou sua nova empresa no início deste ano, depois que ele foi expulso da Xstrata após a aquisição da mineradora pela gigante Glencore


	Mineração: empresas disseram que a X2 Resources planeja criar um "grupo diversificado" de mineração e metais, cuja produção viria a ser comercializada pela Noble
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Mineração: empresas disseram que a X2 Resources planeja criar um "grupo diversificado" de mineração e metais, cuja produção viria a ser comercializada pela Noble (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 14h03.

Londres - A trading Noble e o grupo de private equity TPG vão investir cada 500 milhões de dólares em uma joint venture de mineração liderada por Mick Davis, ex-chefe da Xstrata, na esperança de lucrar com baixas avaliações e uma escassez de compradores para os ativos do setor.

Davis montou sua nova empresa, chamada em um comunicado nesta segunda-feira como X2 Resources, no início deste ano, depois que ele foi expulso da Xstrata após a aquisição da mineradora pela gigante Glencore, sua maior acionista.

Sob o acordo de aquisição original, Davis tinha sido incumbido de ser o presidente-executivo do grupo Xstrata Glencore combinado, mas uma disputa sobre os salários dos executivos e uma eventual melhoria da oferta da Glencore significou o fim para chefe sul-africano após mais de uma década no comando da Xstrata.

Depois da saída abrupta, Davis, conhecido como um negociador, moveu-se rapidamente, usando antigos escritórios da Xstrata para definir o que ele e seus investidores esperam tornar-se uma segunda Xstrata.

Davis é mais um de vários executivos de mineração depostos em uma onda de mudanças no setor ao longo dos últimos 12 meses, enquanto os preços do setor esfriam, o boom da mineração ter azedado e investidores começarem a exigir austeridade.

Muitos deles, como Davis, mantiveram-se na indústria, com empresas de investimento privado --na esperança de ganhar dinheiro como grandes mineradoras se desfazendo de ativos indesejados e com poucos na fila para comprar.

Em um comunicado na segunda-feira, as empresas disseram que a X2 Resources planeja criar um "grupo diversificado" de mineração e metais, cuja produção viria a ser comercializada pela Noble, uma rival da Glencore.

O Goldman Sachs atuou como consultor financeiro para X2.

Acompanhe tudo sobre:AtacadoComércioEmpresasEmpresas chinesasGlencore XstrataIndústriaMineraçãoMineradorasNoble

Mais de Negócios

Uma cozinha bem gerida faz do italiano MOMA um negócio em expansão com receitas de R$ 64 milhões

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance